Comunidade Tito Silva tem nova Unidade de Saúde da Família

Por - em 29

Dando continuidade às comemorações de aniversário dos 425 anos de João Pessoa, o Prefeito Luciano Agra, entregou na tarde desta quarta-feira (4) as novas instalações da Unidade de Saúde Tito Silva, que antes funcionava num prédio alugado, e agora irá atender a comunidade numa Unidade própria.

Durante a solenidade, o prefeito Luciano Agra enfatizou a busca pela qualidade no atendimento dos serviços de saúde do município. “Fiquei surpreso com o empenho dessa equipe, com a alegria que os funcionários trabalham. O atendimento recebido pelos usuários dessa Unidade pode ser considerado de primeira linha.”

A Unidade Tito Silva, que funcionava em local alugado, recebeu da Secretaria de Educação (Sedec) a doação de um prédio onde antes funcionava uma escola municipal. Esse local foi todo reformado para se adequar às normas de atendimento de uma Unidade de Saúde e irá atender cerca de 850 famílias moradoras da Comunidade Tito Silva e dos bairros circunvizinhos.

A nova unidade dispõe de sala de vacinação, sala de nebulização, consultório médico, consultório odontológico com escovódromo, farmácia, copa e almoxarifado. O local ainda dispõe de sala de reunião e salas de aula que são utilizadas para alfabetização de adultos.

Homenagem – O prefeito participou da entrega de certificados que homenagearam moradores da região escolhidos por sua atuação junto à comunidade. Rosilene da Silva, moradora da Comunidade Tito Silva, destacou a entrega do prédio como uma vitória da comunidade. “Essa foi uma reivindicação feita nas plenárias do Orçamento Democrático. Ficamos felizes em ser atendidos”, afirmou.

Para Rosilene, o espaço agrega muito mais do que cuidados com a saúde. “Quando entramos nesse prédio, vemos a sensibilidade da gestão e sentimos que somos parte do projeto da cidade”, disse a líder popular.
A Unidade Tito Silva conta com uma equipe de saúde formada por médico, enfermeiro, odontólogo, técnico em enfermagem, agente comunitário de saúde e auxiliar de consultório dentário que agora dispõe de um ambiente mais apropriado para realizar os procedimentos de rotina.

Necessidade da população – Para a Secretária Roseana Meira, vale destacar a importância de ouvir a população em suas necessidades. “Sabemos que essa era uma reivindicação antiga do OD, e sempre que um pedido desses é entregue, temos a certeza que o canal de escuta desenvolvido pela gestão funciona”.

Roseana Meira aproveitou a ocasião para parabenizar as equipes de saúde. “Essa conquista não seria possível sem o empenho dos trabalhadores de saúde, em especial os Agentes Comunitários, que saem de porta em porta e merecem todo meu respeito e confiança”, finalizou a Secretária da pasta.

Para os moradores da comunidade, os benefícios vão além dos atendimentos de saúde. Durante a noite, são realizadas na unidade aulas de alfabetização para adultos, além disso, estudantes de medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Universidade Federal da Paraíba utilizam o serviço como local de estágio, tornando o local um espaço de educação permanente com prevenção e promoção à saúde.