Comunidades encenam Paixão de Cristo nos bairros da Capital

Por - em 24

O período da Semana Santa é marcado em todo país por encenações da Paixão de Cristo e em João Pessoa não poderia ser diferente. Neste período a cidade é movimentada com diferentes encenações espalhadas pelas comunidades. Além do espetáculo ‘O Divino Calvário’, que acontece de 22 a 24 de abril, na Praça do Povo da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), também já está acontecendo o projeto ‘Roteiros das Paixões’, que engloba os grupos teatrais que já desenvolvem esta atividades em suas respectivas comunidades e conta com o apoio logístico da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

 

O ‘Roteiro das Paixões’ apóia espetáculos cênicos realizados por grupos teatrais nos bairros, com o objetivo de incentivar e democratizar as expressões culturais, grupos e artistas da Capital, promovendo a melhoria e manutenção destas encenações.

 

Programação – O projeto teve inicio no último dia 18, no bairro de Mandacaru e segue até o próximo domingo (24) com a encenação realizada pelo grupo teatral ‘Arte Povo’. Já o ‘Grupo de Teatro Amador Santa Rita de Cássia – Gruteasca’ encena uma das histórias mais conhecidas da humanidade na quinta-feira (21) e sexta-feira (22), no ‘Campo do Onze’, localizado no bairro do Roger. Mais de 100 pessoas estão envolvidas diretamente neste projeto.

 

Na sexta-feira (22) e domingo (24), o bairro José Américo acompanha o espetáculo produzido pela Companhia Bagunça de Teatro, que acontece em frente à Paróquia São José. O grupo, que realiza a encenação há 6 anos, conta com 35 pessoas envolvidas diretamente nesse trabalho.

 

A Associação Recreativa Cultural e Artística (Arca) realiza o espetáculo na comunidade da Ilha do Bispo. O grupo realiza dois momentos distintos, sendo o primeiro a Via Sacra, na manhã da sexta-feira (22), a partir das 8h30. No domingo (24), a encenação acontece às 20h, no palco montado na Avenida Redenção, em frente a sede do Conselho Comunitário daquela comunidade.

 

A Paixão de Cristo do Grotão acontece nos dias 22 e 24, no campo de futebol do Funcionários II, encenada por um grupo de jovens da Igreja Nossa Senhora da Assunção. A peça conta com a participação de mais de 180 pessoas entre atores, técnicos e apoiadores.

 

No conjunto Cidade Verde, em Mangabeira VIII, a Companhia de Teatro Soluar é a responsável pelo espetáculo intitulado ‘Paixão de Cristo – Uma História de Amor e Fé’, que acontece na segunda-feira (25) e terça-feira (26), em frente à Igreja Nossa Senhora das Dores. Este é a 12ª edição do espetáculo, que este ano apresenta uma narrativa diferente das edições anteriores, neste, quem narra todo espetáculo é Maria Mãe de Jesus, enfocando todos os momentos que esteve com seu filho. O grupo, coordenado por Jamil Richene, conta com mais de 40 pessoas envolvidas na encenação deste ano.