Concerto abre a temporada oficial da Orquestra de Câmara, nesta terça

Por - em 20

Os amantes da música erudita terão a oportunidade de acompanhar a abertura da temporada dos ‘Concertos Oficiais da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa’, que acontece nesta terça-feira (18), a partir das 20h, na Igreja São Francisco, Centro Histórico da Capital. A entrada é franca. A realização é da Prefeitura de João Pessoa (PMPJ), sob a responsabilidade de sua Fundação Cultural (Funjope).

O concerto, como regência do maestro Gustavo Paco de Gea, terá obras de grandes compositores da música sacra como ‘Sinfonia in Si minore para cordas al Santo Sepolcro’, de autoria de Vivaldi; ‘Concerto para viola com quatro movimentos: largo, allegro, andante e presto’, de G. Telemann, com o solista Paulo de França; ‘Ave Maria’, de A. Piazzolla, com a solista Luz Yanaína Campos tocando violoncelo, e ‘Hosanna’, de M. Rozsa.

Concertos – Atualmente, a Orquestra de Câmara desenvolve quatro tipos de projetos voltados para a disseminação da música na Capital, que são os concertos nos bairros, destinados ao público em geral e realizados em prédios de igrejas e paróquias existentes na cidade; concertos didáticos, que acontecem mensalmente e são dirigidos a alunos das redes públicas municipal e estadual, numa parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec); os concertos oficiais e os comemorativos, que ocorrem em datas que celebram eventos como a Semana Santa, aniversário da cidade, festa da padroeira e Natal.

Histórico – A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa foi criada em 2001 por iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura municipal. Atualmente, sob a coordenação da Funjope, é integrada por 40 jovens instrumentistas escolhidos especialmente pela qualidade individual, tendo no grupo a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos.

A orquestra é um espaço musical de preparação artístico-profissional de jovens músicos, que além de darem continuidade à formação musical, podem ser treinados para orquestras profissionais e, principalmente, levar música de qualidade à população pessoense.