Concerto da Orquestra Suzuki de Cordas na Estação Ciência, sábado

Por - em 35

Violinos, violas e violoncelos tomarão conta do auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes neste sábado (20), às 17h, num concerto acústico da Orquestra Suzuki de Cordas da Paraíba. O evento faz parte das atividades do projeto ‘Som da Tarde’ e das comemorações natalinas deste ano. A entrada é gratuita.

A Orquestra de Cordas nasceu há 19 anos e é coordenada pelo músico e professor José Ademar Rocha, que iniciou o Projeto Espiral, da Orquestra Sinfônica da Paraíba, introduzindo o método Suzuki, o que fez mudar o cenário de instrumentistas de cordas, na medida em que outros profissionais passaram a acreditar nos resultados e a utilizar o processo.

De acordo com o professor José Ademar, o método Suzuki foi desenvolvido por Shinichi Suzuki, no Japão, pouco depois da Segunda Guerra Mundial. O método utiliza a educação musical para enriquecer e melhorar a vida de seus estudantes. Ele é direcionado a crianças e consiste basicamente em brincadeiras, para que elas se divirtam enquanto aprendem. E ao mesmo tempo em que a criança aprende a tocar música em um nível elevado. Atualmente participam da Orquestra Suzuki de Cordas cerca de 30 crianças e adolescentes, mas ao longo destes anos já passaram vários alunos que estão espalhados pelo mundo inteiro, estudando e se aperfeiçoando, seguindo uma carreira musical.

A apresentação deste sábado será dividida em duas partes: o grande grupo, onde serão orquestradas músicas como ‘Minueto em Sol Maior’, de Beethoven; ‘Country Dance’, de Weber; ‘Variações das Estelinhas’, de Shinichi Suzuki; ‘Canção do Vento’, oriunda do folclore popular, entre outras. A segunda parte será a cerimônia de graduação, com execução de músicas de temas natalinos como ‘O Sole Mio’, de Capurro/Di Cápua; ‘Além do Arco Íris’, de Israel Kmakawiwo; ‘Então é Natal’, de John Lennon e ‘Noite Feliz’, de Mohr/Gruber.

A regência fica por conta de José Ademar, diretor e professor do Centro Musical Suzuki-PB, professor do Conservatório Pernambucano de Música, membro da Orquestra Sinfônica da Paraíba e regente do Coral Adventista da Paraíba. Contará com a participação e acompanhamento da pianista Josélia Ramalho.

A Estação Cabo Branco está oferecendo uma vasta programação com atividades gratuitas durante todo mês de dezembro, como exposições, shows musicais, palestras, concerto de cordas, oficinas, exibições de filmes, entre outras. Mais informações pelo telefone 3214-8303.