‘Concerto de Natal’ encanta multidão em noite de festa

Por - em 25

Um espetáculo de beleza e emoção marcou a noite de Natal dos pessoenses e turistas que foram à orla marítima da Capital neste sábado (25). Milhares de pessoas puderam assistir, no Busto de Tamandaré, ao Concerto de Natal promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. Um evento que reuniu a Orquestra de Câmara e o coral ‘Vozes da Infância’, formado por crianças e adolescentes de escolas da cidade.

“Em um dia tão especial, o governo municipal pôde oferecer aos pessoenses um espetáculo de música erudita de uma beleza comovente. Uma apresentação para marcar o final de um ano de muito trabalho para a gestão. Um ano em que a nossa cidade continuou a crescer; ganhou novas áreas de lazer, novos equipamentos, novos serviços, recebeu inúmeras atrações culturais; ficou mais bonita, mais atraente e também melhor para se viver”, destacou o prefeito Luciano Agra, que fez questão de prestigiar o evento, assim como vários auxiliares do governo.

O Concerto de Natal contou com um repertório especialmente definido para a data, com apresentações de clássicos como ‘Valsa do Imperador’ e ‘Contos dos Bosques de Viena’, de J. Strauss; ‘Jesus Alegria dos Homens’, de J.S.Bach; e ainda músicas mais populares como o ‘Trenzinho Caipira’, de Heitor Villa Lobos. Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a entrada no palco do coral infantil, que iniciou a apresentação cantando ‘Alleluia’ (J.S.Bach) juntamente com a Orquestra, regida pelo maestro Gustavo Paco.

Orquestra e Coral – A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa está ligada à Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e conta com a participação de 40 integrantes. Criada desde o ano de 2001, a cada três anos, passa por uma seleção de novos músicos.

Já para os meninos e meninas do Coral Vozes da Infância, a apresentação deste sábado teve uma emoção especial. Foi apenas a segunda apresentação oficial desde o primeiro concerto, realizado na Igreja São Francisco, também neste mês de dezembro. “É uma emoção muito grande participar de uma apresentação como esta”, comentou Daniel Augusto, de 10 anos de idade e um dos integrantes do grupo. “Para participar do coral, eles precisam ensaiar três vezes por semana durante três horas e cuidar bem da voz”, explica a coordenadora do grupo, Amélia Nóbrega.

O projeto conta a participação de 87 crianças entre 8 e 14 anos de idade e é desenvolvido pela Secretaria de Educação do Município (Sedec), como uma ação complementar da Escola Municipal de Artes/Casa das Artes. A iniciativa, que objetiva formar jovens e adolescentes em canto de coral, também tem o apoio da Universidade Federal da Paraíba. “É um coral aberto a estudantes da rede pública ou privada, que gostem de cantar e que passem por uma seleção. É um coral da cidade”, completa o coordenador da Casa das Artes, Luiz Carlos Vasconcelos.

‘Música do Mundo’ – A programação especial promovida pela PMJP para este fim de ano, no palco do Busto de Tamandaré, continua na noite deste domingo, a partir das 20h, com a abertura do projeto ‘Música do Mundo’, que segue até o dia 30 de dezembro com várias atrações da música instrumental.