Concerto de Natal da PMJP reúne famílias na orla de João Pessoa

Por - em 32

Adultos, jovens e crianças prestigiaram o Concerto de Natal 2011 realizado na noite deste domingo (25), no palco instalado próximo ao Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú. A magia do Natal aliada à música instrumental da Orquestra de Câmara Cidade de João Pessoa (OCCJP) e as vozes do Coro Villa-Lobos e Coral Vozes da Infância deram o tom da noite e encantaram o público presente. O evento faz parte do projeto ‘Natal e Réveillon – João Pessoa melhor a cada ano’, uma promoção da Prefeitura Municipal (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope).

O prefeito Luciano Agra assistiu ao concerto e ressaltou a importância de promover eventos como este que consolidam a identidade cultural da cidade de João Pessoa. “Estamos festejando o Natal com o melhor da música da nossa terra. Um espetáculo para ser apreciado com a família e com os amigos”, disse e acrescentou que a PMJP criou uma programação especial até janeiro para todos os gostos, combinando artistas de renome nacional e locais.

Para o secretário da Funjope, Milton Dornelas, o Concerto de Natal já virou uma tradição e é uma das principais celebrações do calendário cultural da cidade, atraindo cada vez mais um número maior de expectadores. “Esse evento está em sua sétima edição e as pessoas já se programam com o intuito de se confraternizar com suas famílias. É um momento de tranquilidade, quando já passaram as turbulências das festas e todos podem aproveitar”, contou.

Encontro familiar – Mesmo a chuva, que pegou todos de surpresa, não tirou o brilho do espetáculo. Rossana Perruci mora em Recife e veio passar o Natal em João Pessoa com a família. Ela disse que a apresentação da orquestra com os corais agregou um estilo musical de arte e cultura que reflete valores. “Um espetáculo como esse é uma excelente iniciativa da prefeitura, pois une as famílias e resgata valores neste mundo contemporâneo”, afirmou.

Wellington Vilar prestigiou o concerto junto com toda a família. “Esse momento faz parte do significado do Natal. Promove a cultura, mas também nos une como família. É um momento de lazer, no qual também podemos nos confraternizar juntos”, frisou. Os brasilienses Valéria Morgado, Silvio Batista e a pequena Vitória estão conhecendo João Pessoa pela primeira vez e se encantaram pela cidade. “Lugar bonito, com pessoas bacanas e que nos encantou”, elogiaram.

Apresentação – A OCCJP, regida pelo maestro Carlos Anísio apresentou um repertório com 13 músicas, preparadas especialmente para a ocasião e contou com a participação de um dos corais de adultos mais conhecidos de João Pessoa, o Coro de Câmara Villa-Lobos e também o Coral Vozes da Infância.

Na programação estavam as composições ‘Vozes da Primavera’ (J. Strauss); ‘Adeste Fideles’ (melodia portuguesa), com arranjo de Pedro Santos; ‘Suite Lapinha’ (tradicional nordestino), com arranjo de Pedro Santos; ‘O Sanctissima’ (melodia siciliana), com arranjo de Beethoven; ‘Cristo Nasceu’ (Handel); ‘Festejo de Navidad’ (H. Bittrich/A. Ostoja); ‘Aleluia, Amen!’ (Handel); ‘Sinfonia Pastoral’ (Handel); ‘Cantate Domino’ (Handel); ‘Ave Maria’ (Gonnod), com arranjo de X. Corella; ‘Jesus, Alegria dos Homens’ (Bach); ‘Panis Angelicus’ (C. Franck); ‘Festival Sanctus’ (J. Leavitt) e ‘Noite Feliz’ (F. Gruber/J. Mohr) com arranjo de D. Wilcocks.

Atrações – A Orquestra de Câmara se consolidou como um espaço de preparação artístico-profissional, especialmente para jovens na faixa etária de 16 a 25 anos. Esta já é a segunda vez que se apresenta com a participação do Coral Vozes da Infância, que reúne mais de 60 crianças e adolescentes entre seis e 16 anos.

“Os meninos já se apresentaram o ano passado junto com a orquestra e deu muito certo, tanto que este ano repetimos a dose. Para eles é maravilhosos este momento”, afirmou o maestro assistente Hélio Medeiros.

Para Renata Lima, uma das integrantes do Coral, o momento é propício para deixar uma mensagem de paz para todas as pessoas. “Queremos aproveitar essa época do Natal, momentos de união, para mostrar, através da nossa música, algo de bom para as pessoas”, revelou.

Circuito do Sol – O Concerto de Natal da Capital faz parte do projeto ‘Natal e Réveillon – João Pessoa melhor a cada ano’, que se iniciou com a apresentação da orquestra e dos corais e se encerra na noite de Ano Novo com o show da cantora Rita Lee e outras atrações locais.

A programação faz parte do ‘Circuito do Sol’, um projeto que a PMJP lançou em parceria com o Governo do Estado que promove a eventos durante os meses de dezembro e janeiro ligados a música, dança, artes e esportes. De 26 a 30 de dezembro acontece o ‘Música do Mundo’, que traz grandes artistas nacionais e internacionais para João Pessoa. De acordo com Milton Dornelas, o objetivo é valorizar a música instrumental, que é pouco conhecida do público em geral.

O projeto conta ainda com a programação do ‘Estação do Som’, ‘Sabadinho Bom’ e ‘Vértice – mostra permanente de Teatro, Dança e Circo’, além de oficinas, atividades esportivas.