Concerto de Natal reúne Orquestra de Câmara e corais neste domingo

Por - em 75

O som dos instrumentos da Orquestra de Câmara Cidade de João Pessoa (OCCJP), acompanhado das vozes do Coro Villa-Lobos e participação especial das crianças e adolescentes do Coral Vozes da Infância, vão compor o Concerto de Natal 2011, que acontece neste domingo (25), a partir das 19h, no palco montado próximo ao Busto de Tamandaré,em Tambaú. Apromoção é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

O já tradicional Concerto de Natal da Capital se constitui em uma das principais celebrações do calendário cultural da cidade, atraindo sempre um grande número de expectadores, que é ampliado a cada ano, entre moradores e visitantes. A apresentação faz parte do projeto desenvolvido pelo Governo Municipal, ‘Natal e Réveillon – João Pessoa melhor a cada ano’, que tem inicio com o Concerto e se encerra na noite de Ano Novo, antecedendo o projeto Estação do Som, que acontece durante todo o mês de janeiro.

Repertório – A OCCJP será regida pelo maestro Carlos Anísio, com orquestrações assinadas por ele e pelo maestro João Linhares, apresentando um repertório composto por 13 músicas, preparado especialmente para o evento.

No programa, constam as composições ‘Vozes da Primavera’ (J. Strauss); ‘Adeste Fideles’ (melodia portuguesa), com arranjo de Pedro Santos; ‘Suite Lapinha’ (tradicional nordestino), com arranjo de Pedro Santos; ‘O Sanctissima’ (melodia siciliana), com arranjo de Beethoven; ‘Cristo Nasceu’ (Handel); ‘Festejo de Navidad’ (H. Bittrich/A. Ostoja); ‘Aleluia, Amen!’ (Handel); ‘Sinfonia Pastoral’ (Handel); ‘Cantate Domino’ (Handel); ‘Ave Maria’ (Gonnod), com arranjo de X. Corella; ‘Jesus, Alegria dos Homens’ (Bach); ‘Panis Angelicus’ (C. Franck); ‘Festival Sanctus’ (J. Leavitt) e ‘Noite Feliz’ (F. Gruber/J. Mohr) com arranjo de D. Wilcocks.

OCCJP – A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa é um projeto iniciado em 2001, sob responsabilidade da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), viabilizado por meio da antiga Lei Viva Cultura. O grupo se consolidou como um espaço de preparação artístico-profissional, especialmente para jovens na faixa etária de16 a 25 anos. Atualmente, a Orquestra de Câmara está sob a responsabilidade da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Vozes da Infância – Esta é a segunda vez que o Coral Vozes da Infância, idealizado e promovido pela PMJP, participa do Concerto de Natal. O grupo também realizou um concerto no último dia 18, na Igreja de São Francisco, com repertório natalino nos idiomas latim, inglês e português. De acordo com o maestro Elias Moreira, se apresentam cerca de 60 crianças e adolescentes, e a maioria integra o Vozes da Infância desde o ano passado, quando foi criado o grupo. A iniciativa é uma ação complementar da Escola Municipal de Artes/ Casa das Artes, voltada para a formação em canto de coral.