‘Concerto na Estação das Artes’ presta tributo a John Cage

Por - em 63

A Estação das Artes promove nesta quarta (5), às 19h, um espetáculo em homenagem ao centenário de nascimento do compositor e arranjador americano John Cage, morto em 1992. “John Cage 100 Anos” traz a participação do Grupo Log3 e do Quarteto Sonantis, do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (Demús/UFPB), e da cantora Christiane Alves. O show é no Auditório 2 da Estação das Artes, com entrada aberta ao público.

Cage foi um pioneiro da música experimentaleletroacústica e do uso de instrumentos não convencionais, sendo considerado uma das figuras-chave das vanguardas artísticas do pós-guerra. Críticos o consideram um dos mais influentes compositores americanos do século XX.

A ausência do som é bastante característica na obra de Cage. Uma de suas obras mais conhecidas é “4’33””, composta em 1952. Os músicos não tocam nada durante o tempo do título, ficando apenas quietos diante do instrumento. O conteúdo da composição é feito de sons ambiente ouvidos pelo público, o que em princípio gerou perplexidade e rejeição.

“Para que o público se familiarize com a obra de Cage, antes de cada apresentação, um músico de cada grupo convidado falará sobre as técnicas musicais exploradas pelo artista”, explicou o músico Uirá Garcia, responsável pela organização do evento. Esta é uma forma de incluir João Pessoa no mapa mundial das cidades que prestam uma homenagem ao legado do polêmico artista.

Serviço:

Show John Cage 100 Anos

Participação: Quarteto Sonantis e Grupo de Performance Eletroacústica da UFPB e Christiane Alves

Quarta-feira (5)

Hora: 19h

Entrada gratuita

 

Local: Auditório 2da Estação das Artes

Fones: 3214-8270, 3214-8303

Acesse www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

Siga-nos no twitter: @estacaocb

 

Contato para a imprensa

Uirá Garcia – Assessor de eventos

Fone: 8724.8440