Concurso da Educação: inscrições pela internet vão até o domingo (18)

Por - em 101

As inscrições presenciais para o concurso público da Secretaria de Educação da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) terminaram na tarde desta sexta-feira (16), mas os interessados ainda podem utilizar a internet para participar da seleção até o próximo domingo (18), às 23h59, horário de Brasília. Até a última quarta-feira (14), 9.602 pessoas já haviam se inscrito no concurso que vai oferecer 991 vagas para os cargos de assistente social, orientador, psicólogo, supervisor, professor da educação básica II (várias disciplinas) e professor da educação básica I (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental).

Os interessados ainda podem se inscrever através do endereço eletrônico www.movens.org.br/portal/pmjp.aspx. Depois de realizar o cadastro, o candidato deve imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento em qualquer instituição bancária até a próxima segunda-feira (19).

Conforme informações do Instituto Movens – empresa responsável pela seleção – até a última quarta-feira (14), 5.536 candidatos haviam realizado as inscrições diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e 4.066 se cadastraram pela internet. Destes, 4.928 se inscreveram para os cargos de nível superior e 4.674 de nível médio, cuja inscrição custa R$ 45 e R$ 35, respectivamente.

Provas – As provas objetivas serão aplicadas no dia 16 de dezembro. O resultado final do concurso está previsto para ser divulgado até março do próximo ano. Os primeiros 991 classificados deverão ocupar as 991 vagas anunciadas no edital e os demais classificados formarão um cadastro de reserva, com o objetivo de preencher novas vagas que possam surgir durante a validade do concurso.

Cargos e vagas: assistente social escolar, 36 vagas; orientador escolar, 29; psicólogo escolar, 35; supervisor escolar, 47; professor de Artes Cênicas, 67; professor de Artes Visuais, 34; professor de Ciências, 50; professor de Educação Física, 115; professor de Geografia, 37; professor de História, 27; professor de Inglês, 26; professor de Matemática, 19; professor de Música, 34; professor de Português, 34; e professor de Educação Básica I (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental) 401 vagas.

Portadores de deficiência – Cinco por cento das vagas destinadas a cada cargo serão reservadas a portadores de deficiência, conforme prevê o artigo 70, inciso XIV, da Lei Orgânica do município de João Pessoa, de 2 de abril de 1990. Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato terá que declarar-se portador de deficiência no ato da inscrição e entregar laudo médico legível, emitido nos últimos 12 meses. O documento deve conter a espécie e o grau ou nível da deficiência, com referência do código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10).

O edital que trata sobre as regras e os critérios da seleção está disponível no portal da PMJP, através do site http://www.joaopessoa.pb.gov.br/licitacoes/educacao/2007/edit_concurso_educ.pdf.