Concurso das Carroças Juninas é destaque no São João Rural

Por - em 39

O forró continuou dando o tom do ‘4° São João Rural de João Pessoa no Vale do Gramame’, no último dia 24 de junho, no Arraiá Chã da Cutia, na comunidade de Gramame. A festa teve como um dos pontos altos a escolha das vencedoras da segunda edição do ‘Concurso das Carroças Juninas Rurais do Vale do Gramame’. Em primeiro lugar ficou Maria Tânia da Silva, de Mituaçu; em segundo, José Pereira Filho, de Gramame, e em terceiro, Silvia Costa, de Mituaçu.

A festa começou em 21 de março e só acaba dia 26 de julho, em Mituaçu, com encerramento do São João em homenagem a Nª Srª de Santana, com fogueira, casamento matuto, ciranda, coco de roda, comidas típicas, show com Os Cirandeiros do Vale do Gramame e encontro das Quadrilhas Linda Flor de Mituaçu, Cha da Cutia e Fazenda Engenho Velho.

Segundo o secretário de turismo da capital, Elzário Pereira Júnior, “O concurso valoriza a carroça não só como meio de transporte na comunidade, mas também como meio de deslocamento para os visitantes que chegam a esta região. É também uma forma de apresentar as tradições locais à própria comunidade e potencializá-la dentro de um conjunto de atrativos turísticos que a região dispõe”, ressaltou.

Parceiros – O ‘São João Rural’, que acontece durante todo o ciclo junino nas comunidades de Gramame, Engenho Velho e Mituaçu, é promovido pela Escola Viva Olho do Tempo (Evot) em parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMPJ), numa ação de sua Fundação Cultural (Funjope), aliada às secretarias municipais de Turismo (Setur), Meio Ambiente (Semam), Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Associação de Moradores de Gramame, Engenho Velho e Mituaçu, Igreja Católica do Vale do Gramame e Fórum da Agenda 21 Local.

Durante todo o período junino, a Setur, em parceria com diversos órgãos, desenvolveu atividades para fortalecer o turismo na capital. Além de recepcionar os visitantes que chegaram nos voos no Aeroporto Castro Pinto, com um ‘casal de artistas matutos’ dançando o autêntico forró e entregando a programação junina da capital, a Secretaria aproveitou o período para distribuir material informativo sobre a cidade no Posto de Informações Turísticas instalado no Centro Histórico e na sala da exposição em homenagem aos 90 anos de Jackson do Pandeiro. Foi também distribuído material educativo e de preservação do Ministério da Saúde Brinque o São João com amor, mas não esqueça a camisinha e também a programação do São João Pessoa, em todos os hotéis da cidade.