Concurso de quadrilhas reúne 36 grupos no Ponto de Cem Réis

Por - em 19

A etapa litoral do ‘XIV concurso de quadrilhas juninas de João Pessoa e Região Metropolitana’ acontece de 14 a 17 de junho, no Ponto de Cem Réis, a partir das 19h. Ao todo são 36 quadrilhas e nove apresentações por noite. O concurso é realizado pela Liga das Quadrilhas com a promoção da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que investiu cerca de R$ 185,5 mil, incluindo subvenção e infraestrutura. O festival está incluído na programação do ‘São João de João Pessoa – o melhor da gente’. Os dois grupos com melhores notas vão participar da fase estadual.

O presidente da Liga das Quadrilhas, Edson Pessoa, ressaltou que este ano os participantes passaram por oficinas. “Orientamos com relação à temática, figurino, coreografia e outros temas. Nas oficinas, direcionamos e mostramos a importância de se puxar mais pelo tradicional, fazendo assim o diferencial de outros locais, com temas sempre ligados aos festejos juninos”, comentou. “Realizamos o evento com o apoio da Funjope, que nos oferece a infraestrutura e também a premiação”, acrescentou.

Ainda de acordo com Edson Pessoa, durante a apresentação as quadrilhas farão o casamento matuto ao vivo, sem playback. Cada grupo também será acompanhado por músicos, evitando assim gravações prévias. “É uma forma de incentivarmos os trios de forró, gerando renda. Aliás, cada quadrilha possui 60 pessoas, que gastam cerca de R$ 700 por figurino. E tudo isso é comprado aqui, estimulando a economia local de João Pessoa”, observou.

O concurso de quadrilhas tem caráter competitivo. Portanto, dos 36 grupos apresentados nos quatro dias, dois serão escolhidos para representar a Região Metropolitana de João Pessoa na fase estadual, em 21 de junho, também no Ponto de Cem Réis. O vencedor seguirá para a etapa Nordeste.