Concurso ‘Estudante Destaque’ inscreve até o dia 26 de outubro

Por - em 30

As inscrições para o concurso Estudante Destaque, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), estão abertas até o dia 26 de outubro, nas secretarias das 91 escolas da rede municipal de ensino. Para participar da seleção, o aluno deve estar matriculado no 5º ano do ensino fundamental I ou no 9º ano do ensino fundamental II. A ação é coordenada pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Serão distribuídos 180 computadores entre os alunos vencedores.

O concurso tem como objetivo incentivar os alunos a desenvolverem atividades relacionadas à temática ‘Minha escola, meu lugar’ e às disciplinas ministradas em sala de aula, para desta forma melhorar o aprendizado e desempenho escolar nas escolas municipais. Cerca de oito mil alunos já estão participando de atividades promovidas pelo concurso, como debates, discussões e produções de textos, orientados por professores de todas as disciplinas e os gestores escolares.

“O primeiro passo para realizar o Concurso Estudante Destaque nas escolas foi repassar aos gestores e aos professores o papel deles enquanto agentes multiplicadores dessa iniciativa da PMJP. A idéia é que os alunos se envolvam nesta atividade com o incentivo do professor”, comentou Gilmara Lacerda, coordenadora do Ensino Fundamental da Sedec.

Como funciona
– O concurso será realizado em diversas etapas de avaliação. Os alunos participantes deverão ter freqüência de pelo menos 85%, nos dias letivos de 2007, as melhores médias no segundo, terceiro e quarto bimestres em todas as disciplinas e ainda, a produção de um texto de pelo menos 20 linhas (prosa ou verso), em sala de aula, sobre o tema “Minha escola, meu lugar”.

A seleção dos textos será feita no período de 29 de outubro a 30 de novembro. Cada escola será responsável por sua seleção, escolhendo o seu aluno destaque. A comissão julgadora será formada por cinco professores de áreas de conhecimento variadas, indicadas por cada unidade de ensino.

Os alunos interessados em participar do concurso deverão preencher um formulário, assinado e carimbado pelo gestor da escola. Na produção de texto, cabe à gestão escolar digitar o material em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento um e meio, para avaliação da comissão julgadora. Entre critérios de julgamento estão, coesão e a coerência textual, a criatividade, originalidade e adequação ao tema.

Prêmios – Cada uma das 90 escolas da rede municipal de ensino terá dois alunos destaques premiados com um computador para cada um, de forma que serão distribuídos 180 computadores entre alunos de toda a rede municipal de ensino.

“A grande maioria dos nossos alunos estão completamente envolvidos e empolgados com o concurso Aluno Destaque, inclusive já estão produzindo a redação e bem mais preocupados com a melhora no desempenho escolar”, declarou Josilene Cardoso, professora do 5º ano da escola municipal Antônio Santos Coelho.

Segundo Rosilene Ferreira, gestora da escola municipal Antônio Santos Coelho, a discussão que está sendo desenvolvida pelo concurso é extremamente válida. “Além de incentivar a presença e o bom desempenho no nosso alunado, o concurso levantado a importância da escola dentro da comunidade”, declarou.