Concurso Jackson Ribeiro encerra inscrições no dia 29

Por - em 41

Os artistas plásticos interessados em participar do Primeiro Concurso Público de Obras de Arte ‘Jackson Ribeiro’ têm até a próxima quinta-feira (29) para realizar sua inscrição na Unidade Cultural Casarão 34. O concurso, que disponibiliza um montante de R$ 180 mil, sendo R$ 30 mil para cada trabalho, objetiva democratizar o fazer cultural através de editais públicos. A realização é da Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope) da Prefeitura de João Pessoa.

O diretor executivo da Funjope, Chico César, destacou a importância do edital para a seleção das obras de arte. “É muito importante que a própria cidade crie uma iconografia com a qual possa se identificar. É neste sentido que a Funjope busca nos artistas da própria cidade, através de edital público, extrair essa representatividade. As esculturas futuramente selecionadas representarão parte do nosso imaginário coletivo, num diálogo permanente com a nossa paisagem e principalmente, com o nosso cotidiano”, falou.

Seleção – Os trabalhos inscritos serão selecionados no período de 1º a 11 de novembro por uma comissão formada por cinco especialistas, entre críticos e profissionais ligados ao campo das artes. A divulgação do resultado está prevista para o dia 13 do próximo mês.

O formulário padrão para preenchimento deve ser retirado na Unidade Cultural Casarão 34, em horário comercial. Outra opção é imprimir a ficha no portal da Prefeitura de João Pessoa (http://www.joaopessoa.pb.gov.br/licitacoes/funjope/#es). O edital de retificação, com nova ficha de inscrição, já está disponível no portal. Entre as alterações está a adoção de um sistema de pseudônimos para identificação dos projetos, garantindo maior transparência na escolha dos selecionados.

Vale salientar que as esculturas não podem ultrapassar a altura de 7,5 metros. Nessa dimensão não estão incluídos a altura da base de sustentação e os artefatos de adorno, ou recursos volumétricos leves e vazados.Mais informações na Unidade Cultural Casarão 34, localizado na Rua Visconde de Pelotas, 34, Centro, em frente à Praça Dom Adauto, ou pelo telefone 3218-9708.