Concurso para requalificar a Bica inscreve projetos até a sexta-feira

Por - em 29

As inscrições para o Concurso Público Nacional de Idéias, que vai subsidiar um plano de reordenamento arquitetônico, urbanístico e paisagístico do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), se encerram na próxima sexta-feira (18). Os arquitetos interessados em participar da seleção devem encaminhar a pré-proposta do projeto até a sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Paraíba (IAB-PB). Até esta terça-feira (15), oito projetos já estavam inscritos no concurso organizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

O secretário Antônio Augusto de Almeida explicou que, nesse primeiro momento, as pessoas apresentam apenas uma proposta inicial sobre o reordenamento do parque, seguindo o edital que regulamenta o concurso, publicado no endereço http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/semam/concursos/. No ato de entrega das propostas, será obrigatória a apresentação dos currículos profissionais do arquiteto responsável pela equipe e dos seus componentes.

As inscrições estão sendo realizadas na sede do IAB-PB, que está localizada no Largo São Frei Pedro Gonçalves, Casa 02, Varadouro. Antônio Augusto lembrou, entretanto, que a entrega dos projetos – que podem ser constituídos de maquetes e outros recursos próprios do planejamento utilizado pela Arquitetura – só se fará no período de 7 a 12 de março deste ano, com a divulgação do resultado marcada para o dia 24 daquele mês.

Execução – O projeto vencedor será contratado pela PMJP, que irá executá-lo buscando parcerias com o Governo Federal e outras instituições. A comissão julgadora será formada por dois arquitetos indicados pelo governo municipal e outros três profissionais indicados pelo IAB, obrigatoriamente com atuação em outros Estados brasileiros.

Após a inscrição, o arquiteto responsável poderá formar equipes auxiliares e multidisciplinares, compostas por profissionais graduados e habilitados para o exercício da profissão e devidamente registrados nos conselhos regionais das áreas de Geografia, Biologia, Zootecnia e Medicina Veterinária, sendo que a coordenação dos grupos ficará a cargo de um profissional com formação superior em Arquitetura.

Premiação – Três equipes devem ser escolhidas vencedoras, sendo classificadas em 1º, 2º e 3º lugares. A primeira receberá 18 mil reais; a segunda, R$ 9 mil e a terceira colocada, 4,5 mil reais. Os prêmios serão outorgados pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) até 30 dias após a divulgação do resultado.