Concurso premia obras de alunos feitas com materiais reutilizáveis

Por - em 21

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza (Emlur) vai promover, durante a Semana do Meio Ambiente, o ‘I Concurso de Artes’ com obras confeccionadas a partir de material reutilizável. A atividade será realizada nesta quinta-feira (5) no Serviço Social do Comércio (Sesc), localizado no Centro da Capital, a partir das 15h. Cerca de 10 escolas municipais, através de seus alunos, participam do concurso. Os três primeiros colocados receberão prêmios.

A iniciativa do concurso surgiu do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos da Emlur (Devar), que promoveu – através da Oficina de Artes – um curso de capacitação para 21 professores de Educação Artística de escolas municipais. Durante as aulas, eles aprenderam a confeccionar vários tipos de peças a partir de materiais que as pessoas costumam jogar fora.

Os docentes passaram a trabalhar com esses materiais, a exemplo de plástico, papel, metal e vidro, em suas aulas, como forma de chamar a atenção para a educação ambiental. Conforme destacou a superintendente da Emlur, Laura Farias Gualberto, que a iniciativa objetiva ainda transmitir o conceito dos três ‘Rs’ para os estudantes, que consiste em reduzir o consumo, reutilizar e promover a reciclagem dos materiais.

As peças confeccionadas pelos alunos ficarão em exposição durante toda a tarde da quinta-feira. Os melhores trabalhos serão escolhidos por uma comissão julgadora composta por artistas plásticos que trabalham nas Secretarias Municipais da PMJP. O primeiro lugar receberá uma bicicleta, o segundo um tocador de MP3 e o terceiro um aparelho celular.

O projeto foi bem recebido pelos estudantes, que passaram a produzir várias peças em suas aulas. Segundo Auxiliadora Clemente, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação (Sedec), os alunos estão em processo de finalização das peças. “Os alunos já produziram vestidos feitos a partir de garrafas PET, cestas e crucifixos”, contou ela.