Concurso público de obras de arte está com inscrições abertas

Por - em 58

As inscrições para o Primeiro Concurso Público de Obras de Arte ‘Jackson Ribeiro’ já estão abertas no Casarão 34 e seguem até 14 de outubro. Ao todo serão selecionadas seis esculturas temáticas, que vão ser instaladas em logradouros da capital. Além de oferecer maior visibilidade à produção artística local, a iniciativa contribui com a formação educacional da população e ainda qualifica as vias da cidade. O processo está sendo realizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope).

O valor total chega a R$ 180 mil reais, sendo R$ 30 mil para cada trabalho escolhido. Para concorrer, o interessado precisa ser artista paraibano ou radicado no Estado há pelo menos dois anos. O candidato deve primeiramente adquirir e preencher o formulário padrão, onde deve constar a descrição da obra, título, técnica e material utilizados, além das dimensões do trabalho.

Os formulários para preenchimento devem ser retirados na Unidade Cultural Casarão 34 (rua Visconde de Pelotas, 34, Centro, João Pessoa), em frente à Praça Dom Adauto. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30. Outra opção é imprimir a ficha no portal da Prefeitura (http://www.joaopessoa.pb.gov.br/licitacoes/funjope). O edital também está disponível na internet.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas apenas no Casarão 34. Para isso, o candidato precisa entregar o formulário padrão dentro de um envelope lacrado. No lado externo, deve ser escrita a seguinte informação: “Envelope de Identificação; Fundação Cultural de João Pessoa; Concurso de Obra de Arte ‘Jackson Ribeiro’; Edição 2009”. Abaixo desse texto, o autor ainda tem que colocar o nome da obra. Serão aceitas propostas individuais ou em grupo, sendo apresentados no máximo dois projetos por autor. Nesse caso, apenas um poderá ser contemplado.

As esculturas não podem ultrapassar a altura de 7,5 metros. Nessa dimensão não estão incluídos a altura da base de sustentação e os artefatos de adorno, ou recursos volumétricos leves e vazados. A seleção será de 16 a 26 de outubro e estará sob a responsabilidade de uma comissão formada por cinco especialistas, entre críticos e profissionais ligados ao campo das artes. A divulgação do resultado está previsto para o dia 30 do mesmo mês.

No prazo máximo de 15 dias após a publicação dos selecionados, os artistas terão que apresentar cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, PIS/PASEP, comprovante de residência, Certidão Negativa de Tributos Municipais e Curriculum Vitae assinado. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 3218-9708.