Confecom de João Pessoa define propostas para etapa estadual

Por - em 36

Ampliar a potência para universalizar o acesso, democratizar a comunicação e fortalecer os meios de produção público-estatal foram algumas das propostas definidas durante a 1ª Conferência Municipal de Comunicação (Confecom-JP), realizada no ultimo final de semana, no Hotel Litoral, na Capital.. O evento, que teve à frente a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), contou com a participação de diversas entidades da sociedade civil organizada.

Com o tema ‘Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital’, as discussões da 1ª Conferência tiveram início com uma mesa redonda mediada pelo diretor da TV Cidade de João Pessoa, o jornalista Gilson Renato. Os temas ‘Produção de Conteúdo, Meios de Distribuição’ e ‘Cidadania: Direitos e Deveres’, foram apresentados e discutidos pelos facilitadores, o professor do curso de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba, Wilfredo Maldonado; o presidente da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, José Sóter, e o publicitário paraibano Lucas Sales.

Segundo José Sóter, é preciso que se incentive a comunicação nas localidades, fortalecendo a identidade cultural local. “É importante que a população se aproprie dos meios para divulgar a sua cultura, evitando assim a pasteurização cultural nesse país”, frisou.

Para o professor Wilfredo Maldonado, a utilização das mídias pela sociedade vem crescendo a cada dia. O uso das digitais e celulares e das mídias como o twitter e o you tube tem feito com que as pessoas ampliem seus espaços para fazer a sua comunicação. Wilfredo citou ainda o exemplo das ultimas eleições nos Estados Unidos, onde a sociedade americana se organizou e criou meios de discussões alternativos para debater a disputa eleitoral no país.

Durante todo o sábado (17), as atividades tiveram continuidade com os grupos de trabalho, que discutiram e apresentaram propostas ao plenário no sentido da democratização das comunicações em nosso país. As propostas serão encaminhadas à etapa estadual, que acontecerá nos próximos dias 05 e 06 de novembro. Já a etapa nacional será realizada nos dias 1º, 02 e 03 de dezembro, em Brasília.