Conferência debate participação da mulher em cargos de poder

Por - em 26

“Mais Mulheres no Poder: um olhar sobre a Mulher Negra” foi o tema da conferência que aconteceu nesta quinta-feira (24) no Espaço Cultural. A atividade fez parte da programação do Mês da Mulher e contou com a participação da ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. O governador Ricardo Coutinho e o prefeito Luciano Agra também estiveram presentes.

A ação foi coordenada pelas secretarias de políticas para as mulheres do Estado e do Município e contou com a participação de representantes indígenas, ciganos, movimentos de mulheres e sociais e parlamentares.

A ministra Luíza Bairros falou da importância do evento, que abre portas para a discussão e políticas específicas para a população negra, em especial as mulheres. “O Brasil é um país com um dos índices mais vergonhosos quanto às cotas para negros e em números de mulheres em cargos de poder e confiança”, observou.

Luíza Bairros disse ainda que a participação política das mulheres desenvolve o empoderamento de gênero e assim contribui para o fortalecimento das políticas públicas específicas para as mulheres. “Quanto mais poderes as mulheres tiverem, mais poderemos influenciar na vida de outras mulheres”, complementou Luíza Bairros.

O prefeito Luciano Agra apresentou as políticas desenvolvidas pelo município e traçou programas e campanhas engajadas em prol da coibição da discriminação contra a mulher. “São as mulheres que desde 2005 vem garantindo espaços nos quadros da administração municipal. A prefeitura vem desenvolvendo políticas de enfrentamento ao racismo, à discriminação contra a mulher e ainda de combate a todas as formas de violência de gênero”, complementou.

Luciano Agra citou também as ações que a gestão vem desenvolvendo em benefício das mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social, como a política de habitação, educação, saúde e empreendedorismo.

A representante da Organização de Mulheres Negras (Bamidelê), Ivonildes Fonseca, falou da importância do evento e da participação da ministra na atividade. “Sinto-me emocionada em estar aqui escrevendo uma nova página na história da Paraíba. A presença da ministra vem dar para a população negra e outros segmentos, um novo respaldo para nossas lutas”, disse.

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes, falou da importância do evento e das campanhas que a prefeitura vem desenvolvendo no Mês da Mulher, com foco nas temáticas de gênero e discriminação racial. “Estaremos engajando uma campanha intersetorial, que visa o combate ao racismo institucional. Precisamos acabar com o racismo institucional para podermos dar outros passos em prol de toda a sociedade”, destacou.

Segundo Nézia Gomes, a conferência foi uma das principais ações do Mês da Mulher por reforçar o desejo de ampliar a participação política das mulheres em espaços de poder.

No local também houve apresentações culturais, com o Coco de Caiana dos Crioulos, Ciganas, Índias Guerreiras, Coral da Emlur, Baticumlata, Grupo de Capoeira Angola, Comunidade Imburana, Rapel de Oficiais da Polícia e Corpo de Bombeiros, além da Feira de Artesãs “Da Nossa Terra”.