Conferência debate saídas para reduzir impacto das mudanças climáticas

Por - em 22

Discutir políticas públicas, apresentando soluções para amenizar e também adaptar a cidade ao processo do aquecimento global. Esse é o principal objetivo da I Conferência Municipal do Meio Ambiente de João Pessoa, que será aberta neste sábado (23), a partir das 9h. O evento, que tem como tema ‘As Mudanças Climáticas’, vai acontecer no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A realização é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), com coordenação das secretarias de Meio Ambiente (Seman) e Transparência Pública (Setransp).

Como ressalta a secretária da Transparência Pública, Estelizabel Bezerra, a I Conferência é uma oportunidade de preparar o Município e organizar as propostas que serão levadas para as etapas estadual e nacional do evento. “Vamos refletir, a partir do plano municipal, as ameaças e soluções para minimizar o impacto das mudanças climáticas, que interferem em nossa vida e ameaçam nossa espécie”, destacou. “É uma momento também para propor pactos sociais que podem ser reivindicados tanto nas instâncias estaduais e federais como na prática local”, afirmou.

Programação – Os inscritos precisam chegar a partir das 8h do sábado para o credenciamento. Às 9h, haverá apresentação da violinista Marina Zenaide. Depois, por volta das 10h, o representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Geraldo Vítor de Abreu, vai proferir palestra sobre as mudanças climáticas. O intervalo para o almoço está programado para às 12h. A partir das 14h, haverá uma mesa redonda. Na ocasião, vão debater especialistas das universidades federal da Paraíba (UFPB) e de Campina Grande (UFCG).

No domingo, a partir das 9h, haverá leitura e votação das propostas de cada grupo de trabalho formado no evento. A apresentação cultural dos forrozeiros de Gramame vai animar o almoço dos participantes, por volta das 12h. O grupo ‘Baticumlata e o Coral da Emlur também fazem parte da programação artística do evento, que está previsto para ser encerrado às 16h, com uma ciranda.