Conferência Livre de Mulheres discute segurança e cidadania

Por - em 27

Durante todo sábado (13), representantes do Governo Municipal e da sociedade civil participaram da Conferência Livre “Mulheres, Segurança Pública e Cidadania”. O evento aconteceu no Auditório do Lyceu Paraibano e foi promovido pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

Pela Manhã, o Presidente do Conselho Municipal de Segurança e Direitos Humanos, Rubens Pinto Lyra, e a representante do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Oscar Romero, Valdênia Brito, debateram sobre “Políticas de Segurança a partir do enfoque Mulheres, Segurança Pública e Cidadania”. A proposta foi discutir a temática da segurança com o recorte de gênero e o enfrentamento à violência contra a mulher.

À tarde, a plenária se dividiu em grupos para construir princípios e diretrizes para a Conferência Nacional de Segurança Pública. Os grupos trabalharam os seguintes eixos: “Gestão Democrática: controle social e externo, integração e federalismo”, “Repressão Qualificada da Criminalidade” e “Prevenção Social do Crime e das Violências e Construção da Cultura de Paz”. A Conferência foi encerrada com a aprovação das propostas apresentadas pelos grupos.

Segundo Douraci Vieira, secretária de Políticas para as Mulheres, o evento foi importante, pois garantiu a participação das mulheres no debate e na construção de proposta para uma segurança mais cidadã e que respeite a diversidade. “A Conferência é um marco histórico. A discussão sobre Segurança Pública sempre esteve limitada aos órgãos e agentes que atuam nesta área e os processos de conferências nos dão à possibilidade de discutir e garantir que a Política Nacional de Segurança contemple as demandas das mulheres, respeitando nossas diversidades.”, destacou a Secretária.