Conferência municipal da juventude acontece até este sábado, na UFPB

Por - em 35

Cerca de 400 jovens participam durante toda esta sexta-feira (21) da I Conferência de Políticas Públicas de Juventude da Cidade de João Pessoa, que está sendo realizada no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pela manhã, sob a coordenação da secretária da Transparência Pública, Estelizabel Bezerra, foi feita a leitura e aprovação do regimento da Conferência pela plenária.

Em seguida, aconteceu a mesa-redonda ‘Desafios e Prioridades das Políticas Públicas de Juventude’, que contou com a participação do representante da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) do Governo Federal, Alex Nazaré; da professora do Departamento de Ciências Sociais da UFPB, Tereza Queiroz, e do representante da ONG As Teias, Renildo Lúcio Moraes. A mesa foi coordenada pela diretora do Centro de Juventude do Róger, Sandra Regina Rodrigues, e teve como debatedor o representante da Consulta Popular, Nunes Dantas da Silva.

Desafios – Os palestrantes falaram sobre as perspectivas e como deve se dar a implementação das políticas públicas de juventude nas três esferas de governo. Para Alex Nazaré, a juventude precisa estar organizada e politizada para que se consiga superar os inúmeros desafios existentes atualmente. “Estou no governo e digo a todos os jovens e todas as jovens que é preciso ocupar um papel ativo na sociedade e cobrar dos governos a efetivação das políticas públicas em todos os âmbitos, e ainda, lutar cada vez mais pela emancipação da juventude”, afirmou.

Já Renildo Lúcio avalia que não se pode discutir políticas públicas para a juventude de quatro em quatro anos. Ele defende um processo sistemático de reuniões para avaliação e proposição e ressalta que essas diretrizes políticas devem abranger a juventude de maneira plural.

Temas em debate – No período da tarde, às 14h, há a formação de grupos de trabalho que irão debater os desafios e as soluções para os temas violência, direitos reprodutivos e diversidade sexual, educação, desenvolvimento sustentável, trabalho e geração de renda, drogas, esporte e lazer, participação política e protagonismo juvenil, comunicação, mídia, cultura e arte. O encerramento do dia acontece por volta das 18h, com a apresentação da banda ‘Tocaia’, no Centro de Vivência da UFPB.

No sábado (22), às 8h, os grupos de trabalho apresentarão as soluções encontradas durante as discussões dos temas para a plenária e à tarde, às 14h30, ocorre a votação dos delegados e das delegadas que devem participar da Conferência Estadual de Políticas Públicas da Juventude, a se realizar em março de 2008. O documento final da I Conferência de Políticas Públicas de Juventude da Cidade de João Pessoa será entregue ao prefeito Ricardo Coutinho (PSB).