Conferência Municipal de Saúde Mental começa nesta quinta-feira

Por - em 29

A I Conferência Municipal de Saúde Mental – Intersetorial de João Pessoa vai ser realizada nestas quinta (8) e sexta-feira (9) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Seção de Saúde Mental. O evento acontece das 8h às 18h, no auditório do Hotel Caiçara, em Tambaú, e deve reunir cerca de 300 participantes.

A iniciativa visa promover o debate da saúde mental com os diversos setores da sociedade no cenário atual e focar o desenvolvimento de ações intersetoriais, com ênfase nos direitos humanos, assistência social, educação, cultura, justiça, trabalho, esporte, entre outros. Na solenidade de abertura, o representante do Ministério da Saúde Marcelo Kimati, vai proferir uma palestra com o tema “Saúde Mental e Direito compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”.

Durante o encontro serão discutidos três temas centrais: ‘Saúde Mental e Políticas de Estado: Pactuar Caminhos Intersetoriais’; ‘Consolidando a rede de Atenção Psicossocial e Fortalecendo os movimentos sociais’ e ‘Direitos Humanos e Cidadania como desafio ético intersetorial’.

A conferência faz parte da política de saúde mental desenvolvida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da SMS, que envolve ações em diversos setores da área de saúde e mantém quatro unidades de Centros de Atenção Psicossocial, sendo uma delas voltada para crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais e o recém inaugurado CAPS AD, que atua com usuários de álcool e outras drogas. Esses centros contam com uma equipe especializada de profissionais entre psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, professores de educação física, farmacêuticos e arte educadores.