Conferência Municipal discute Plano Nacional da Educação

Por - em 22

A Conferência Municipal da Educação teve início na manhã desta terça-feira (28), no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), anexo da Avenida Epitácio Pessoa, reunindo educadores, gestores, especialistas, representantes de movimentos sociais, organizações não-governamentais e Ministério Público. Durante todo o dia, os participantes discutiram o Plano Nacional de Educação, seguindo os direcionamentos do Ministério da Educação (MEC).

A secretária municipal de Educação e Cultura (Sedec), Ariane Sá, destacou a data como prioritária para o setor e que a iniciativa do MEC possibilitará a participação do município de João Pessoa na construção de um sistema articulado. Na ocasião, Ariane lembrou algumas das ações da Secretaria para este ano, como o Projeto de Apoio Pedagógico que contará com a participação de 427 estagiários das disciplinas de Português e Matemática nas turmas de 2º e 9º anos, além do lançamento do ‘Ano Cultural Sérgio Castro Pinto’, do Estudante Destaque e Escola Nota 10.

A Conferência contou também com a participação do palestrante Alexandre Nader, que falou sobre ‘Financiamento da Educação e Controle Social’. De acordo com o professor, “esta oportunidade do MEC garante a participação dos municípios e, portanto, teremos que aproveitar para colocar nossas propostas em dia”. Já o professor Raimundo Barroso, que proferiu a palestra sobre ‘Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: organização e regulação da Educação Nacional’, avalia que “atividades como esta, com a participação coletiva dos educadores, promove políticas públicas mais integradoras”.

Além dos dois palestrantes, a Conferência ainda discutiu os temas ‘Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar’ com o professor Wilson Aragão; ‘Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação’, com a professora Sonia Pimenta; ‘Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação’, a cargo da professora Rita de Cássia Porto; ‘Justiça Social, Educação e Trabalho: inclusão, diversidade e igualdade’, pelo professor Roberto Jarry Richardson.

No período da tarde foram formados Grupos de Trabalhos (GTs) para desenvolvendo temático, e houve ainda assembléia com o resultado das propostas, plenária de deliberações e escolha dos delegados representantes na Conferência Nacional de Educação (CONAE) que acontecerá em abril de 2010, em local a ser definido.