Conferência Municipal sobre Transparência é lançada nesta 3ª em JP

Por - em 33

A Prefeitura de João Pessoa vai lançar nesta terça-feira (09) a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência Pública e Controle Social (Consocial). O evento será realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, às 16h, e contará com a presença do prefeito Luciano Agra.

A Consocial está sendo organizada pela Secretaria da Transparência Pública (Setransp) e tem entre seus objetivos debater e propor ações da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e o fortalecimento da interação entre sociedade e governo.

Para o secretário da pasta, Edvaldo Rosas, o evento acontece em um momento muito importante para a Setransp. “A Consocial reforça a nossa missão na administração pública, que é agir permanentemente contra a improbidade administrativa e a corrupção, empoderando a população para a construção de novas práticas de responsabilização entre a sociedade e o poder público” ressaltou.

A Conferência é pioneira em João Pessoa e no Brasil e se configura em um espaço fundamental para a população debater em conjunto com o governo políticas de transparência e de controle social, que garantam o uso correto e eficiente do dinheiro público, promovendo a cidadania popular.

A 1ª Conferência Municipal sobre Transparência será realizada de 7 a 9 de outubro, em João Pessoa. Devem participar de sua organização, governo, sociedade civil e conselhos de políticas públicas. 60% das vagas são para a sociedade civil, 30% para o governo e 10% para os conselhos de políticas públicas.

Da Conferência Municipal sairão os delegados para participar da Conferência Estadual e das Distritais. A Conferência Nacional será realizada em maio de 2012, na cidade de Brasilia. Assim como a Nacional, a Consocial municipal será discutida com base nos seguintes eixos temáticos: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Mais informações podem ser obtidas através do email consocialjp@gmail.com ou no telefone 3218-5684, com Vânia Nascimento ou Liliane Belarmino.