Confraternização: Prefeito recebe moradores de rua para uma Ceia de Natal

Por - em 37

Cerca de 400 pessoas que vivem em situação de rua na cidade de João Pessoa tiveram a oportunidade de se confraternizar e participar da Ceia Natalina oferecida pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB) na noite desta quarta-feira (19), na avenida Almeida Barreto, próximo à Casa de Acolhida. É o segundo ano consecutivo em que a Ceia se realiza. No cardápio do jantar, arroz, macarrão, bife ao molho, batata recheada, panetone e refrigerante.

O prefeito Ricardo Coutinho disse que está satisfeito em poder oferecer, pelo segundo ano consecutivo, a Ceia de Natal como uma forma de chamar a atenção da cidade para o problema da falta de moradia. “A Prefeitura de João Pessoa conhece bem esta questão e tem tentado minimizar seus efeitos. Boa parte das ações tem como objetivo alcançar esta meta”, comentou.

Everildo Artur Ferreira, de 46 anos, conhecido como ‘Seu Salgadinho’, foi um dos primeiros moradores de rua cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para receber os cuidados da Casa de Acolhida. Após o fechamento do Lixão do Róger, ele ficou sem condições de se sustentar e passou a morar no Mercado Central.

“Quando cheguei à Casa de Acolhida eu estava com uma tuberculose. Aqui, as assistentes sociais cuidaram de mim, ofereceram comida e me levaram para um hospital, onde fiquei interno durante três meses. Hoje posso agradecer porque tenho um abrigo e um local para dormir”, relatou.

O secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Alexandre Urquiza, agradeceu o cuidado que a equipe da Casa de Acolhida tem com os moradores, desejou um feliz Natal e renovou os compromissos da atual gestão com o social. “Essa não é uma ação pontual do Natal, mas ela é feita pela PMJP para acolher e alimentar uma população que é geralmente esquecida, mas que na atual gestão é vista como cidadã em situação de vulnerabilidade social e com direitos reconhecidos”, enfatizou.

O jantar é mais uma ação da política de assistência social proteção especial e do programa de reintegração e acolhida, com enfoque na política de segurança alimentar e nutricional implementada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através de iniciativas como o Banco de Alimentos, Cinturão Verde, unidades de produção de alimentos de soja, cozinhas comunitárias, além dos grupos e cooperativas de produtos alimentares.

Uma grande estrutura foi montada na rua Almeida Barreto, em frente à Casa de Acolhida, pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) para que nada faltasse. A programação começou às 18h com a apresentação do Coral de Idosos da PMJP, seguida de uma missa. Vários presentes também foram entregues.