Congresso Ibero Americano de Jardins terá painéis e visitas técnicas

Por - em 52

O resultado da primeira visita dos representantes da Associação Espanhola de Jardins e Parques Públicos para a realização do 8º Congresso Ibero-Americano de Parques e Jardins Públicos (PARJAP) foi bastante proveitoso. Este congresso será uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a Associação Espanhola e será realizado na Estação Cabo Branco entre os dias 17 e 20 de outubro de 2012.

Na reunião desta sexta-feira (14) ficou definido o esquema de planejamento sobre como será o formato do encontro que terá a apresentação de painéis e visitas técnicas, como também, os possíveis locais para as visitas de campo. Esta parte prática acontecerá no Jardim Botânico Benjamin Maranhão e provavelmente em outro parque municipal a ser escolhido.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), a próxima reunião será realizada por videoconferência, no prazo definido de um mês. Durante a próxima reunião a comissão organizadora do Brasil já estará formada. E é essa comissão que juntamente com a comissão espanhola estará à frente do evento.

Segundo a Semam, tal evento será de suma importância, já que através dele será possível realizar uma troca de experiências com representantes de toda América Latina, bem como de Portugal e Espanha acerca da criação e gestão de parques e jardim públicos. O que certamente vai auxiliar de forma positiva, no projeto de preservação do nosso bioma Mata Atlântica e gerará, por  conseqüência,  melhoria na qualidade de vida da população de João Pessoa. Em junho de 2012, alguns representantes dessa comissão local da PMJP irão à Espanha para uma segunda reunião presencial.