Conjunção planetária pode ser vista da Estação Cabo Branco

Por - em 29

Os quatro astros mais brilhantes do céu se unem em um belo espetáculo que pode ser visto do Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, a partir desta quarta-feira (11) até sexta (13). O fenômeno é chamado pelos cientistas de conjunção planetária, popularmente conhecida por “alinhamento de planetas”. A observação acontecerá no final da tarde desses três dias, às 17h30, obedecendo as condições climáticas.

O visitante vai encontrar dois telescópios para observação gratuita no Terraço Panorâmico, terceiro piso da Torre Mirante da Estação Cabo Branco. O coordenador do laboratório de Astronomia, o astrônomo Marcos Jerônimo, disse que o evento será realizado em parceria com os astrônomos convidados da Associação Paraibana de Astronomia da Paraíba (APA/PB), que darão explicação sobre o que consiste o fenômeno.

Marcos Jerônimo explicou que após o pôr do sol, no lado oeste do céu, estarão reunidos os planetas Mercúrio, Vênus, Marte e Saturno e a Lua. “Esta é uma boa oportunidade para se observar vários astros ao mesmo tempo, embora a observação se restrinja a um astro por vez ao telescópio”, acrescentou.

Quem tiver binóculo ou máquina poderá trazer ao local para apreciar o fenômeno, que poderá ser observado também até o final do mês. “Mas nos três dias anunciados, os planetas estão mais próximos e visíveis”, esclareceu Marcos Jerônimo.

O Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco foi inaugurado recentemente e faz parte do Museu de Ciência, instalado no primeiro pavimento da Torre Mirante, composto por lunetas, telescópios e projetores para observação. O acesso ao laboratório é feito através das aulas de campo pautadas em uma temática específica do conteúdo curricular (solicitada pelo educador) ou dentre as temáticas propostas pela Casa, nas quais incluem também a vivência no planetário.

Conjunção Planetária – Na Astronomia, o termo conjunção significa que, quando vistos de algum lugar (geralmente a Terra), dois ou mais corpos celestiais estão alinhados no céu. Este tipo de fenômeno possibilita que um habitante terrestre observe alguns astros do Sistema Solar numa mesma região do céu, visualmente próximos entre si.

Nesta quarta, quinta e sexta-feira, quatro planetas estarão alinhados enfileirados numa sequência de “baixo para cima”, na seguinte ordem: Mercúrio, Vênus, Marte e Saturno, juntamente com a Lua.

SERVIÇO:

Observação astronômica – conjunção planetária

Dias: 11, 12 e 13 de agosto (quarta, quinta e sexta-feira)
Local: Terraço Panorâmico, na Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Av. João Cirillo da Silva, s/n – Altiplano Cabo Branco
Hora: a partir das 17h30
Informações: (083) 3214.8270 – 3214.8303
Email: ecbartes@joaopessoa.pb.gov.br