Conjunto Anayde Beiriz beneficia mais de 580 famílias da Capital

Por - em 35

Mais um conjunto habitacional dotado de infraestrutura que inclui escola, creche e praça está em construção em João Pessoa. O Residencial Anayde Beiriz, situado no Bairro das Indústrias, zona oeste da cidade, é o primeiro empreendimento habitacional em construção dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida” na Paraíba. São 584 apartamentos cujo valor total está avaliado em R$ 19.145.408,26.

O contrato foi firmado em dezembro último pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a Caixa Econômica Federal para a construção de 584 moradias, tipo duplex, medindo 41,44 metros quadrados de área, com sala, cozinha, banheiro social e dois quartos. Do convênio assinado entre a CEF e a PMJP, o Governo Municipal entrou com a doação do terreno e com o projeto.

O Residencial Anayde Beiriz vai atender a mais de 2 mil pessoas, considerando uma média de quatro membros por família. A demanda será tirada do cadastro das pessoas que se inscreveram para o programa “Minha Casa. Minha Vida”, cuja triagem será definida com base nos critérios adotados pelo Ministério das Cidades e o Governo Municipal. O residencial vai atender às famílias que se inscreveram no programa e estão na faixa salarial de zero a três salários mínimos.

Entrega – A construção foi iniciada em janeiro último e a entrega está prevista para dezembro deste ano. As famílias terão um prazo de 10 anos para pagamento da unidade habitacional e a parcela mensal não pode ultrapassar a 10% da renda familiar total. O valor mínimo da prestação será de R$ 50,00 e o restante será subsidiado pelo Governo Federal. O empreendimento Residencial Anayde Beiriz terá 73 blocos com 8 apartamentos cada.

Segundo a secretária de Habitação Social (Semhab), Emília Correia Lima, o déficit quantitativo habitacional na Capital é na ordem de 23 mil casas. Ela lembra que a política habitacional não é só construir casas, mas dotar as comunidades de condições estruturantes mínimas. “Nós temos uma política habitacional definida e a vontade política de fazer. Se continuar nesse ritmo, com a vontade de fazer e a manutenção da parceria junto ao Governo Federal, nos próximos 10, 15 anos não teremos mais favelas na Capital da Paraíba”, afirmou.

Dentro do programa “Minha Casa, Minha Vida”, estão previstos vários empreendimentos habitacionais, tanto em parceria com o Governo Federal como com a iniciativa privada.