Conjunto Colinas do Sul ganha Terminal de Integração de ônibus

Por - em 135

A partir deste sábado, os moradores do Conjunto Colinas do Sul passam a contar com uma Cabine de Integração de ônibus. Quatro linhas ( 103, 116, 501 e 114) terão que passar pela comunidade. Outra novidade é que novos ônibus adaptados substituirão os modelos antigos. Técnicos da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) estarão no local acompanhando as novas mudanças nos itinerários dos ônibus.

A linha 103 que sai de Gramame passará pela cabine e seguirá pela comunidade Engenho Velho em direção ao Centro de João Pessoa. Outra linha, a 116, que sai do Conjunto Gervásio Maia, passará pela cabine e seguirá pelo bairro do Grotão, em direção ao Centro, atendendo também aos passageiros que pegam ônibus na avenida Presidente Médici.

Já a 501 sairá do Terminal de Integração (Cabine) e vai atender a comunidade Gervásio Maia, Loteamento Marinez e Portal do Colinas (Conjunto da Cehap) seguindo pelo bairro do Geisel via avenida Epitácio Pessoa em direção ao Centro. A linha 114, que tinha um terminal no bairro Grotão, se estendeu e passa a fazer terminal na cabine do Colinas do Sul. Uma linha de integração estará saindo do conjunto da Cehap, passando pela cabine de Integração, seguindo para o Engenho Velho e voltando pela lateral do depósito do Carrefour.

As mudanças estão sendo implantadas após reuniões com os representantes da comunidade e das melhorias realizadas nos acessos ao bairro. As vias que antes eram de barro, estão sendo pavimentadas, possibilitando o acesso dos ônibus, sem maiores gastos com manutenção.

Ônibus adaptados – Os novos veículos são adaptados com elevadores para permitir o fácil acesso a cadeirantes; as portas são mais largas (mede um metro e 10 centímetros) enquanto que os ônibus convencionais têm apenas 90 centímetros; cadeiras diferenciadas, mais largas, destinadas a mulheres grávidas e pessoas obesas, corrimãos especiais para deficientes visuais; sinal de parada com escrita em Braile e um dispositivo que só possibilita a partida após as portas estarem completamente fechadas. Os veículos possuem novo design e motorização eletrônica que causa menos poluição ao meio ambiente.