Conselheiros da 7ª Região do OD discutem saúde e educação no Cristo

Por - em 81

A Prefeitura de João Pessoa realizou na noite desta segunda-feira (12), na Escola Municipal Santa Ângela, no bairro do Cristo, a 9ª reunião do Planejamento Democrático com os conselheiros da 7ª Região. A atividade, organizada pela Coordenadoria do Orçamento Democrático, reuniu as Secretarias da Saúde e da Educação, que foram apontadas como prioridades pelos moradores da área durante as Audiências Regionais, para apresentar quais obras e ações estão sendo realizadas.

“Esta é a quarta etapa do ciclo orçamentário e, além dos gestores prestarem contas do que estão realizando pela cidade, é o momento de consolidação das demandas na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2012”, explicou o coordenador do OD, Tibério Limeira.

As ações no setor de saúde foram as primeiras apresentadas no Planejamento Democrático. A diretora técnica do Distrito Sanitário I, Juliana Gonçalves, explicou aos presentes que no momento não é necessária a construção de uma Unidade de Saúde da Família na comunidade Monte Cassino, pois a USF Paulo Afonso já atende a esta comunidade.

Sobre a contratação de mais profissionais para as USFs Matinha II e Paulo Afonso, a diretora informou que o quadro está completo. “O Pacs, que funciona no Cais Jaguaribe, já oferece atendimento médico aos moradores da comunidade Matinhas I e os atendimentos odontológicos são realizados pela USF Matinhas II. A gestão vem investindo permanentemente em capacitação dos profissionais, e nosso distrito tem realizado acompanhamento de diabéticos, hipertensos, pessoas com tuberculose e hanseníase, ações de vigilância ambiental para combate à dengue e triagem das pessoas que precisem de cirurgia de catarata.”, informou Juliana Gonçalves.

Nos bairros do Cristo e Rangel e comunidades próximas atendidas pelo Distrito Sanitário II, o diretor geral Manoel Feitosa Júnior explicou que na comunidade Boa Esperança não é necessária a construção de mais uma USF. Foi explicado também aos conselheiros regionais que a comunidade Pedra Branca I contará com espaço próprio de saúde comunitária, e que no bairro do Cristo será construída mais uma Unidade de Saúde da Família com três equipes, para atender também as comunidades Bela Vista I e II e Bom Samaritano.

A Prefeitura de João Pessoa vem investindo R$ 208 milhões, este ano, na educação do município. Os dados foram repassados pela secretária de Educação, Ariane Sá, durante a reunião do Orçamento Democrático. Desse total, já foram investidos cerca de R$ 121 milhões. Ampliar a implantação de escolas em tempo integral e universalizar a educação infantil são as principais metas do Governo Municipal para o próximo ano.

“Atualmente, contamos com 94 escolas e 39 Creis, sendo cinco escolas funcionando em tempo integral”, disse a secretária, que também apresentou os programas e projetos da Sedec, a exemplo do Escola Nota 10, Professor Plugado e Ciranda Curricular. A secretária anunciou também as reformas que foram realizadas nas escolas Américo Falcão, Agostinho Fonseca, Bartolomeu de Gusmão, Luís Mendes Pontes, Santa Emília, Santa Ângela e Daura Santiago, que está em reforma, e os Creis Roberto Vieira, Rodrigo Moreno e Rosa Andrade, todas na 7ª região.

Nesta terça-feira (13), a Coordenadoria do Orçamento Democrático dá continuidade ao planejamento com os conselheiros regionais. A reunião desta vez será realizada para a 8ª região, no Centro Comunitário do Funcionários I. A 4ª etapa do ciclo orçamentário será realizada até a próxima terça-feira (20).