Conselheiros da 8ª Região do OD debatem saúde e infraestrutura

Por - em 30

Um diálogo sobre saúde e infraestrutura foi o que se estabeleceu entre os conselheiros do Orçamento Democrático (OD) e os gestores das pastas responsáveis por estes assuntos durante o Planejamento Democrático na 8ª Região. A reunião de trabalho aconteceu nesta terça-feira (13) no Centro Comunitário de Funcionários I e é referente à 4ª etapa do Ciclo do OD 2011.

“O Planejamento Democrático é um momento muito importante para o ciclo do OD, pois, de acordo com as três áreas escolhidas como prioridades pela população, são esclarecidas aos conselheiros das regiões as obras estruturantes que serão incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2012”, explicou o coordenador do OD, Tibério Limeira.

A 8º Região compreende as comunidades e bairros de Oitizeiro, Jardim Planalto, Cruz das Armas, Jardim Guaíba, Baleado, Lagoa Antonio Lins, Alvorada I e II, Comunidade Novo Horizonte II / Comunidade Ribeirinhas, Funcionários I e Buraco da Gia.

A reunião se deu entre os gestores das secretarias de Saúde e Infraestrutura, áreas apontadas como prioridade durante as Audiências Regionais do OD realizadas no início do ano.  Sobre a saúde, a responsável pelo Distrito I, Gilvânia Alves, respondeu o que será feito em 2012 em relação às demandas requisitadas pelos conselheiros.

Será reformada a Unidade de Saúde Integrada de Cruz das Armas, construída uma Unidade de Saúde Integrada que vai atender Cruz das Armas II, IV, V, VI, VII e IX e também a Unidade de Saúde do Jardim Planalto, com previsão para 2012, além de uma Unidade de Pronto Atendimento em Cruz das Armas. Além disso, estão sendo reformadas todas as unidades de saúde que precisam de pequenos reparos, como pintura, retelhamento e retirada de goteiras.

Já o secretário de Infraestrutura, Marcelo Cavalcanti, apresentou diversas ruas que serão drenadas e pavimentadas em 2012, sendo nove em Cruz das Armas, 13 em Oitizeiro e 17 em Jardim Guaíba. Também tratou de questões como a duplicação da Avenida Cruz das Armas, que foi incluída no projeto do PAC da Mobilidade e aguarda aprovação do Governo Federal, e dos problemas enfrentados pela população com a Lagoa do Buracão, que está com projeto sendo discutido na Secretaria de Planejamento (Seplan), e o buracão da Rua Bueno Aires, que precisa de estudos mais aprofundados para a solução do problema.

A pasta da Educação, que também foi apontada como prioridade, não pôde comparecer ao Planejamento Democrático devido a outros compromissos de gestão, no entanto, se reunirá com os conselheiros da Região posteriormente.

Para os conselheiros, a reunião foi importante e esclarecedora. “É muito importante participarmos deste momento porque esclarece o que será possível ser feito no próximo ano”, relatou o conselheiro Flaviano Oliveira, de Cruz das Armas.

A próxima reunião do Planejamento Democrático será quinta-feira (15) na Escola Dom Hélder Câmara, no bairro do Valentina (4ª Região).