Conselheiros do OD apresentam demandas e fiscalizam obras

Por - em 59

Paralelo às atividades do Ciclo do Orçamento Democrático 2012, os conselheiros -representantes das regiões – e articuladores da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estão se mobilizando na interlocução junto a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) no acompanhamento de reivindicações e monitoramento de obras na 8ª região, polarizada por Cruz das Armas e Oitizeiro e a 11ª região, polarizada por Mandacaru.

Reuniões similares são realizadas semanalmente em várias regiões durante todo o ano. Apenas em 2011 foram realizadas mais de 400 reuniões entre as de caráter de planejamento até as referentes à fiscalização de obras e ações e com gestores públicos para apresentar demandas das regiões.

Em reunião, realizada na tarde desta quarta-feira (25), os conselheiros e articuladores apresentaram os problemas identificados em várias ruas de Oitizeiro, Cruz das Armas e Jardim Planalto referentes à sinalização, velocidade de veículos e estacionamentos irregulares que prejudicam o fluxo do trânsito na localidade.

O articulador Leôncio Duarte, da 8ª região, ressaltou que foram solicitadas as seguintes demandas: fiscalização para coibir estacionamentos irregulares e a implantação de lombada na rua João Batista da Silva, em Cruz das Armas; a colocação de lombada física também na rua Hernane Rabelo, em Cruz das Armas; implantação de placa informando a prioridade no cruzamento das ruas Professor Vidal Filho com a Vanêncio Lins de Mendonça e a colocação de sinalização informando o limite máximo de velocidade na rua Compositor Rosil Cavalcanti, ambas no Jardim Planalto; a colocação de lombada física na rua Centenário, avenida paralela a Avenida Cruz das Armas, no bairro de mesmo nome.

Todas as informações foram repassadas à Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob). A partir da reunião realizada na tarde da quarta-feira um relatório foi elaborado para servir de subsídio a equipe técnica da Diretoria do Planejamento. Segundo a Diretoria de Planejamento da Semob, até o final da próxima semana uma equipe técnica do setor será enviada aos locais em que os conselheiros apresentaram as demandas para averiguar os problemas e avaliar a viabilidade técnica de implantação das solicitações encaminhadas ao órgão.

Fiscalização de obras – Na 11ª região, polarizada pelo bairro de Mandacaru o foco da ação de articuladores e conselheiros do Orçamento Democrático foi outra: fiscalizar uma obra em execução. Na tarde desta quarta-feira, a equipe foi verificar como está o andamento da realização do calçamento da rua Augusto Sabadele, em Mandacaru. A obra é uma das demandas da população aprovada durante Audiência Regional do Orçamento Democrático.

A obra está próxima da fase de conclusão e como ocorre a cada fiscalização desse tipo, a equipe visitou mais de 20 residências para informar aos moradores o prazo e explicar o trâmite que ocorreu da demanda do Orçamento Democrático que passou pela fase de planejamento, processo de licitação até a execução da obra, como reforçou o articulador da 11ª região, Angel Almeida. “Essas ações são constantes nas comunidades e bairros da 11ª região tanto na área de infraestrutura quanto nas de educação e saúde, em que nós visitamos as unidades e conversamos com a população para saber das necessidades e avaliação dos serviços públicos. Muita gente acredita que o Orçamento Democrático é só para solicitar demandas, mas no decorrer do ano fazemos essa interlocução entre o poder público e a população com o objetivo de resolver demandas cotidianas”, disse.