Conselheiros do OD conhecem metas da Educação para 2011

Por - em 30

A coordenadoria do Orçamento Democrático (OD) promoveu na noite desta quinta-feira (6) a segunda reunião entre delegados e conselheiros com um secretário da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A secretária de Educação e Cultura (Sedec), Ariane Sá, debateu com os representantes do OD o planejamento orçamentário e as ações da pasta para 2011. A atividade aconteceu no auditório do Paço Municipal, Centro.

Ariane Sá enumerou e explicou as ações que o Governo Municipal tem previsto para a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2011. Ela informou que a lei deve ser concluída até julho deste ano. Entre as principais obras previstas estão as construções de uma creche e uma escola no Residencial Anayde Beiriz, no Bairro das Indústrias, que já se encontram em obras; a reforma da escola Nazinha Barbosa, em Manaíra; construções de outras duas escolas: uma escola no Parque do Sol e outra próxima a Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), na comunidade São Luís, em Manaíra.

“Estas obras que apresentamos nesta noite são demandas encaminhadas por vocês através do Orçamento Democrático e que estão em fase de análise do que pode ser realizado. Tudo de acordo com o orçamento previsto e as prioridades para a Educação em 2011”, explicou a secretária.

As metas, programas e os gastos da Sedec, que estão sendo executados este ano através da LOA 2010, também foram apresentados aos conselheiros regionais. Ariane Sá disse que até abril, o orçamento executado pela pasta foi da ordem de aproximadamente R$ 78 milhões. Ainda este ano, oito escolas serão construídas; 11 serão reformadas; sete quadras serão cobertas e mais sete ginásios poliesportivos serão construídos, além da construção de mais 10 creches.

“Nos últimos quatro anos, o Governo Municipal reformou e ampliou 105 unidades educacionais e até o final de 2010 serão entregues 160 salas de aula, totalizando 338 novas salas ”, afirmou a secretária. A secretária falou sobre a melhoria da qualidade do ensino na rede municipal. Segundo ela estão sendo implementados os projetos “O Futuro visita o passado”; apoio pedagógico aos alunos às atividades de matemática, leitura e escrita; “Professor plugado”; Programa de Inclusão Digital”; Projovem Urbano; Ciranda Curricular; atividades de xadrez, cordel e educação para o trânsito.

A próxima reunião acontece na terça-feira (11) com a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA). O Planejamento Democrático acontece sempre às terças e quintas-feiras no auditório do Paço Municipal.