Conselheiros do OD discutem com STTrans melhorias no trânsito

Por - em 34

Os 28 conselheiros do Orçamento Democrático (OD) participaram de um encontro com a superintendente da STTrans, Laura Farias, e o diretor de Trânsito, Adalberto Araújo, para conhecer os projetos e serviços solicitados pela população, através das audiências regionais. O encontro, que é promovido pela coordenadoria do OD, ocorreu nesta terça-feira (4), no auditório do Paço Municipal. Os dois gestores discutiram com os conselheiros do OD soluções para o trânsito sugeridas pela população junto aos representantes das 14 Regiões da cidade.

Na área do transporte público foi apresentado aos conselheiros um projeto de reestruturação em todo o sistema, com a implantação de GPS (Sistema de Posicionamento Global) para o monitoramento de cada um dos ônibus coletivos em circulação na cidade. Laura Farias informou sobre a implantação de novas faixas exclusivas para o transporte coletivo e de semáforos inteligentes. A STTrans vai continuar com as campanhas educativas, entre outras intervenções.

De acordo com Adalberto Araújo, a reestruturação no trânsito da Capital já começou a ser feita. Ele citou o exemplo da avenida Josefa Taveira, em Mangabeira, onde o estacionamento de veículos passou a ser proibido de modo a permitir mais fluidez no local e privilegiar o transporte público, uma reivindicação dos moradores da 3ª Região. “O trânsito nas grandes cidades foi pensado para o automóvel, é preciso inverter esta lógica, e é isto que estamos fazendo. A prioridade tem que ser o transporte coletivo, tem que ser o pedestre, o ciclista, quem usa o ônibus para se locomover, ou seja, a maioria da população de João Pessoa”, afirmou.

Diálogo – O Planejamento Democrático é a segunda etapa do Ciclo do Orçamento Democrático. Esta etapa tem a finalidade de reunir os conselheiros do OD com os secretários cujas pastas foram escolhidas como prioridades pela população durante as audiências regionais (primeira etapa do Ciclo) realizadas nos meses de fevereiro e março deste ano. Segundo a coordenadora do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida, a ideia é que os secretários apresentem a previsão orçamentária para o ano seguinte e que este planejamento seja feito com a participação dos representantes eleitos de cada região e que leve em consideração as necessidades levantadas pelos moradores.

A próxima reunião vai acontecer nesta quinta-feira (6) com a secretaria de Educação e Cultura (Sedec), Ariane Sá. As reuniões do Planejamento Democrático acontecem sempre às terças e quintas-feiras, às 18h, no Paço Municipal, e são abertas a qualquer pessoa interessada, sendo o direito de voz permitido somente aos conselheiros das regiões.