Conselheiros do OD e gestores da PMJP debatem demandas da 1ª Região

Por - em 31

A escola estadual Alice Carneiro, no bairro de Manaíra, sediou nesta terça-feira (20) a penúltima reunião do Planejamento Democrático entre conselheiros regionais e gestores da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A atividade faz parte da quarta etapa do ciclo do Orçamento Democrático e tem como proposta prestar contas sobre as ações que o Governo Municipal vem realizando nas 14 regiões orçamentárias, como também referendar as demandas, propostas pela população, que serão inseridas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2012. A próxima reunião do Planejamento Democrático será realizada no Cecapro (Beira Rio), para a 13ª Região.

A reunião desta terça foi direcionada para a 1ª Região, que apontou como prioridades para a LOA, durante a audiência regional realizada em março, os setores de saúde, educação e geração de emprego e renda. Para dialogar com a comunidade foram convidados o secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, a secretária de Educação, Ariane Sá, a diretora do Distrito Sanitário V, Célia Pires, representando a Secretaria de Saúde, e o coordenador do PAC, Glauco Oliveira.

Construção de Unidades de Saúde da Família, melhorias no atendimento aos usuários dos serviços e melhor distribuição dos medicamentos foram as solicitações encaminhadas à Secretaria de Saúde. De acordo com a diretora do Distrito V, a Prefeitura de João Pessoa tem disponibilizado medicamentos essenciais para o atendimento dos usuários e investindo em capacitações e reuniões semanais das equipes que atendem a esta região.

Célia Pires anunciou que já está em fase de construção a USF no bairro do Bessa, que deve ser entregue até julho de 2012. “Com esta unidade de saúde a gestão está oferecendo melhores condições de trabalho para os profissionais e um atendimento mais humanizado aos usuários”, explicou a diretora, que foi aplaudida pelos conselheiros. A diretora explicou ainda que a USF do bairro São José está com sua equipe completa e que o Governo Municipal vem fortalecendo a assistência em saúde na comunidade, que atualmente conta com uma unidade integrada composta por quatro equipes, além da Unidade de Saúde Básica Maria Luiza (que funciona no turno da noite).

A secretária de Educação, Ariane Sá, informou aos conselheiros que está sendo analisada pela Prefeitura de João Pessoa a possibilidade da construção de creches na comunidade Paulino Pinto, Portal do Sol e no bairro de Tambaú, conforme solicitação dos moradores. Ela disse também que a reforma da quadra da escola Nazinha Barbosa já está concluída e que a da Frei Albino encontra-se em reforma.

Ariane Sá apresentou os programas e projetos que vem sendo desenvolvidos ao longo destes seis anos de gestão e pontuou as conquistas obtidas a partir do investimento em educação, que vem sendo feito de maneira contínua e aprimorada. “Contamos com 94 escolas e 40 Creis na rede municipal de ensino, e oferecemos diversas atividades para nossos alunos, entre elas, aulas de informática, cursos de robótica e de preparação para entrada no Instituto Federal de Tecnologia, ginástica rítmica, xadrez, entre outros”, frisou a secretária. Atendimento médico, nas especialidades de otorrinolaringologia e oftalmologia, também está sendo oferecido aos alunos da rede municipal.

O coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Glauco Oliveira, anunciou para os conselheiros que nesta quarta-feira (21) o prefeito Luciano Agra irá assinar a ata de adesão ao Programa Minha Casa, Minha Vida com a Caixa Econômica Federal e anunciará a realização do PAC II. Dentre as intervenções que serão realizadas estão obras de terraplenagem, construção de redes de água, esgoto e drenagem pluvial, com redefinição e construção de nova rede viária, pavimentação e equipamentos comunitários, além de revitalização do Rio Jaguaribe. Haverá ainda a construção de 2.961 moradias, na segunda etapa.