Conselheiros do OD realizam a última visita às obras da PMJP

Por - em 24

Os conselheiros do Orçamento Democrático realizaram nesta quarta-feira (2) a última visita às obras e serviços que a Prefeitura de João Pessoa vem implementando em vários bairros da cidade. O grupo percorreu as 9ª, 5ª e 12ª regiões orçamentárias e contou com a presença da coordenadora do Orçamento, Ana Paula Almeida, e de articuladores das respectivas regiões. Desde outubro, o Conselho do Orçamento Democrático vem realizando inspeções nas principais ações que o Governo Municipal está executando.

A primeira obra a ser visitada foi o Centro de Comércios do Varadouro. O diretor de serviços urbanos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Secdurb), Josenildo Belmont, foi o técnico responsável para repassar aos representantes populares todas as informações. “Estão sendo construídos 600 boxes para comercialização de diversos produtos e ainda haverá espaços para lanchonetes. O shopping contará com dois pisos e rampas de acessibilidade para pessoas com deficiência”, explicou o diretor.

A infraestrutura do shopping foi aprovada pelos conselheiros. “Os equipamentos que este governo vem fazendo, sempre tem uma visão de inclusão das pessoas com deficiência e isto é muito importante para nós que temos alguma deficiência. Estas rampas possibilitam que nós também tenhamos acesso a este shopping”, ressaltou o delegado da 1ª região, José Roberto da Silva.

O Shopping do Varadouro vai abrigar os ambulantes que estão nas proximidades do Terminal de Integração, prédio do INSS, do Ponto de Cem Reis, ruas Guedes Pereira, Padre Azevedo, Maciel Pinheiro, Desembargador Feitosa Ventura e Silva Jardim.

Obra importante – A segunda obra visitada pelos conselheiros foram as que estão sendo realizadas na Ilha do Bispo, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) –Sanhauá. A engenheira responsável pela obra, Viviane Targino, mostrou aos conselheiros a planta do projeto, que prevê a construção de um centro comercial, quadra, playground e 288 apartamentos. Cada um com 35 metros quadrados com dois quartos, cozinha, sala, banheiro e área de serviço. A engenheira também repassou informações sobre o prazo de conclusão e o valor da obra, que está orçada em aproximadamente, R$ 9 milhões. Os principais beneficiados com as são os moradores das comunidades Tanque e Nova Liberdade.

Ainda no período da manhã, os conselheiros conheceram o canteiro de obras do Centro de Abastecimento da Agricultura Familiar (CECAF), que está sendo construído no Jardim dos Colibris (José Américo). “A reforma dos mercados públicos está inserida dentro da política do Governo Municipal de abastecimento de alimentos, de combate à fome e de geração de emprego e renda”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Hildevânio Macedo, que apresentou a obra aos conselheiros. O CECAF irá beneficiar o pequeno agricultor de toda a Paraíba e deve funcionar como um mercado e uma central de abastecimentos.

Hildevânio Macedo explicou que o equipamento será construído em três etapas e deve ser entregue a população em fevereiro ou março de 2010. “Com este empreendimento, a Prefeitura está dando crédito, assistência técnica e espaço para que os pequenos agricultores comercializem os seus produtos, sem atravessadores, indo diretamente para os consumidores”, ressaltou. Segundo o secretário, a obra custará aos cofres municipais, cerca de R$ 2 milhões.

À tarde, o Conselho do Orçamento Democrático visitam o residencial Gervásio Maia para fiscalizar os serviços oferecidos pelo Centro de Referência da Educação Infantil (Crei) Luzia do Taipa, da Escola Municipal Raimundo Nonato e da Unidade de Saúde da Família, Mudança de Vida.