Conselheiros Tutelares da região Mangabeira tomam posse nesta 5ª

Por - em 37

Os novos Conselheiros Tutelares da região Mangabeira, eleitos no pleito realizado no último domingo, Tomam posse nesta quinta-feira (2). A solenidade acontece na sala de reuniões do Paço Municipal, na Praça Pedro Américo, Centro, a partir das 17h. A data de posse coincide com o término do mandato dos antigos conselheiros.

Serão empossados para um mandato de três anos, os cinco titulares: Vinícius Araújo; Wellington Cardoso; Edilma; Laudicéia Cavalcante e Nilson Sabino, e os três suplentes: Vanessa; Mário e Edylene. Para ter direito de concorrer ao pleito, os candidatos tiveram que comprovar a atuação na área de atendimento e defesa à criança e ao adolescente por no mínimo dois anos.

O secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Lau Siqueira, explica que os Conselhos Tutelares são importantes ferramentas das políticas públicas de defesa da criança e do adolescente e estão na linha de frente na luta cotidiana contra a violação de seus direitos.

“Há duzentos anos, Rousseau já afirmava que uma criança não é um adulto em miniatura e que precisa ser compreendida e respeitada pelos adultos. Na verdade, as crianças são seres humanos com direitos e deveres e precisam viver com dignidade. Desejo boa sorte aos eleitos e nos colocamos à disposição”, afirmou Lau Siqueira.

Nos próximos dias, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) irá anunciar a data da posse dos conselheiros eleitos para a região Praia, cuja eleição também ocorreu no domingo (29).

Conselho Tutelar – É um órgão público municipal de caráter autônomo e permanente, e não jurisdicional, cuja função é zelar pelos direitos da infância e juventude, conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os Conselheiros Tutelares têm o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto aos órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes.