Conselho da Juventude é tema de Seminário Municipal

Por - em 32

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está dando os primeiros passos para criação do Conselho Municipal de Juventude com a realização do I Seminário de Juventude, que começou nesta quinta-feira (8) e vai até o próximo sábado (10), no Hotel Netuanah, no Cabo Branco, sempre das 8h às 17h. O evento está sendo promovido pela Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) com o objetivo de unir forças e promover o debate com gestores municipais das diversas secretarias, órgãos e programas da PMJP para implantação do Conselho Municipal de Juventude.

De acordo com a coordenadora de juventude da Sejer, Joana D’Arc, a expectativa é que o Conselho seja instalado até o fim do ano. Ele já irá nascer com a missão de garantir um intercâmbio entre o poder público e a sociedade para o atendimento de demandas dos cidadãos na faixa etária dos 18 aos 29 anos de idade.

Joana D’Arc destaca a questão da geração de emprego e renda entre as demandas. “Esta é uma das maiores problemáticas da juventude, por isso, é preciso se pensar cada vez mais ações que garantam a inserção do jovem no mercado de trabalho formal e informal”, pontuou, ressaltando que a Prefeitura de João Pessoa já colocou em prática programas como o Projovem e o Empreender Jovem. Ainda de acordo com Joana D’Arc, além da implementação de políticas públicas para a juventude, a principal bandeira do Conselho será a fiscalização dos recursos destinados para estas ações.

Na opinião da assessora pedagógica do Projovem Adolescente, Anaclara Nunes, a criação do Conselho trará grandes benefícios para a juventude. “O Conselho surge como uma oportunidade de dar espaço para que o jovem se torne protagonista no planejamento de ações que beneficiem sua faixa etária, colaborando para a transformação da realidade social na qual ele vive”, destacou.

Para o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, Rubens Freire, o I Seminário da Juventude de João Pessoa é importante para a discussão de estratégias que promovam a inclusão social dos jovens, reduzindo as diferenças de classe, gênero, raça e até mesmo de faixa etária.