Conselho do Turismo avalia ações desenvolvidas em 2011

Por - em 68

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realizou o último encontro dos conselheiros deste ano, com a exposição dos dados e ações realizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no setor de turismo em 2011. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (14), no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

Durante a reunião foram apresentadas as ações e projetos obtidos pela Prefeitura através da Secretaria de Turismo (Setur), como a Rota 101, que faz o mapeamento dos equipamentos turísticos presentes entre a divisa PE/PB até a divisa PB/RN, incluindo municípios litorâneos, em parceria com a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e o Sebrae.

Foram discutidas também as fiscalizações integradas dos meios de hospedagem, que são ações desenvolvidas em parceria com a Gerência Municipal de Vigilância Sanitária (GVS); Secretaria de Receita Municipal (Serem); Delegacia de Assistência ao Turista (Deatur); Corpo de Bombeiros; Procon-JP; Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur); Companhia Especializada em Atendimento ao Turista da Polícia Militar da Paraíba (Ceatur) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB).

Foram repassadas ainda informações sobre a Escola de Gastronomia, o São João nos mercados públicos, o Programa Taxista Legal e a Usina de Beneficiamento do Coco.

A diretoria de Marketing da Setur apresentou aos conselheiros os resultados alcançados com as divulgações de 2011, enfatizando as ações nas principais feiras de turismo no Brasil, publicações nas revistas promocionais e na novela ‘Aquele Beijo’, exibida pela Rede Globo, que destacou cenas da capital paraibana.

Na opinião da diretora de Marketing e Divulgação da Setur, Georgina Luna, a reunião de encerramento serviu para mostrar o quanto a Secretaria de Turismo de João Pessoa está se esforçando para atrair cada vez mais turistas para a cidade. “É importante ressaltar que é um trabalho em conjunto. Trabalhamos sempre com parcerias, sejam os órgãos públicos ou o trade do turismo, e o resultado não poderia ser outro. A Capital está lotada de turistas”, comemorou.

Os membros do Comtur reconheceram os esforços e atividades desenvolvidas pela PMJP e ressaltaram a iniciativa e sensibilidade que o prefeito teve em negociar com os proprietários dos quiosques no bairro do Bessa.

“A iniciativa deve ser reconhecida pela sua importância ambiental e paisagística e contribuirá para a estruturação ordenada da orla de João Pessoa, em harmonia com o conceito de desenvolvimento sustentável do turismo. É importante pensar o turismo sob o foco ambiental, cultural e da mobilidade urbana”, observou Arnaldo Júnior Farias, membro do Comtur e gestor do Programa do Desenvolvimento do Turismo na Paraíba.