Conselho faz avaliação das ações realizadas pelo Orçamento Democrático

Por - em 43

O Conselho do Orçamento Democrático promoveu durante o último sábado (1°) a avaliação das atividades do colegiado desenvolvidas em 2008. O evento aconteceu no Centro de Capacitação de Professores Municipais (Cecapro), em Tambauzinho, e contou com a participação da secretária da Transparência Pública, Estelizabel Bezerra de Souza.

Os conselheiros tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre os trabalhos desenvolvidos por cada um deles nas regiões do Orçamento Democrático e puderam assistir uma palestra sobre conselhos gestores, proferida pelo professor do Departamento de História da UFPB, Gustavo Tavares.

“Os conselhos são uma prerrogativa constitucional e nos anos 90 um número crescente de estruturas colegiadas passou a ser exigência no Brasil, fruto de lutas e demandas populares e de pressões da sociedade civil pela redemocratização do país”, explicou Gustavo Tavares.

Para o conselheiro da 7º região, Claudomiro Silva Santos, atividades como estas são muito importantes para aperfeiçoar o aprendizado. “É o momento onde fazemos uma avaliação com mais propriedade, vemos os nossos erros e acertos e projetamos melhor nossa atuação”, afirmou. Além de avaliar o desempenho do colegiado em suas funções, o evento também irá planejar as atividades para o ano de 2009, principalmente aquelas voltadas à capacitação dos conselheiros.

O Conselho do Orçamento Democrático é formado por 28 representações – sendo 14 titulares e 14 suplentes – dos bairros e comunidades de João Pessoa e tem como função acompanhar e fiscalizar as obras e serviços realizados pelo Governo Municipal por toda a cidade e contribuir para a aprovação do Orçamento Democrático na Câmara de Vereadores.

O Conselho do Orçamento Democrático se reúne a cada 15 dias, sempre às 18h nas quintas-feiras, no auditório do Paço Municipal. As reuniões são abertas à população.