Conselho Municipal de Transparência Pública realiza primeira reunião do ano

Por Rômulo Teodorico - em 226

O Conselho Municipal de Transparência Pública e Combate à Corrupção (CMTPCC) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizou na tarde desta quarta-feira (10), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), a primeira reunião do ano, para fazer uma avaliação dos trabalhos positivos realizados em 2017 e propor novas políticas de transparência para a Capital.

Na ocasião, foi debatida pelos conselheiros a política de transparência do município, propondo novas ferramentas para potencializar ainda mais as políticas de transparência e também foi apresentado o relatório da Secretária de Transparência (Setransp) no ano de 2017, de janeiro até dezembro, envolvendo aspectos como: o serviço de informação ao cidadão; do Portal da Transparência, pontuando as mudanças positivas.

Uma das avaliações positivas que o secretário de Transparência de João Pessoa, Bira Pereira, fez foi em relação ao Portal da Transparência. “Fizemos mudanças positivas no Portal da Transparência, tornando ele mais dinâmico a cada dia, dando ao público a informação de maneira mais simples e acessível. E o resultado foi o destaque positivo que tivemos no meio regional e nacional”, disse.

Raquel Lins, especialista em questão pública, revelou apresentar o modelo de gestão para o seu projeto Orbe Político, em Recife. “Tenho esse projeto para apresentar boas iniciativas em gestão pública e João Pessoa está de parabéns com o modelo que tem, tendo uma secretaria voltada para a área da transparência”, contou.

O objetivo do colegiado, que tem caráter consultivo, fiscalizador, propositivo e deliberativo, é debater e sugerir medidas de aperfeiçoamento dos métodos e sistemas de estratégias para combater a corrupção e a impunidade. O secretário destaca também a diminuição do tempo de resposta ao cidadão. Em 2017, cem por cento das demandas foram respondidas ao público, sendo um trabalho de total agilidade para a população.