Conselho Municipal dos Direitos da Mulher elege nova composição

Por - em 21

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) elegeu novas integrantes nesta segunda-feira (05), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP). A nova composição é para o biênio 2010/2012 e está composta por 16 mulheres integrantes da sociedade civil organizada e do Governo Municipal.

Pela manhã, o movimento social fez a plenária para a escolha de suas representações dentro do Conselho. À tarde, a programação contou com a participação da professora Glória Rabay, que realizou a análise de conjuntura sobre “O Papel do Conselho frente aos Organismos de Políticas Públicas para as Mulheres”, onde as participantes do evento puderam discutir e entender o papel e funcionamento do serviço. Além da palestra, a Secretária de Políticas para as Mulheres, Nézia Gomes, apresentou a nova estrutura e ações da Secretaria para o ano de 2010 – 2011.

Para a realização das eleições da nova composição do Conselho, a Prefeitura publicou edital de convocação para as entidades da sociedade civil interessadas em concorrer às vagas destinadas ao segmento, que visa o preenchimento de oito lugares. As demais integrantes fazem parte da gestão municipal e foram indicadas pelos secretários das pastas competentes.

Composição eleita – Representam o Governo Municipal as secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Transparência Pública, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Sustentável da Produção e Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres.

Já as representantes da sociedade civil advêm das seguintes entidades: União Brasileira de Mulheres, Cunhã – Coletivo Feminista, Bamidelê – Organização de Mulheres Negras da Paraíba, Centro da Mulher 8 de Março, Afya – Centro Holístico da Mulher e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba.

Outras informações sobre o processo eleitoral podem ser obtidas diretamente na Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, ou através do telefone 3218-5628.

Sobre o CMDM – O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher foi criado em 31 de outubro de 1997, através da Lei 8.305 e tem a finalidade de promover, em âmbito municipal, políticas que visem eliminar toda e qualquer forma de discriminação contra a mulher, assegurando condições de liberdade e de igualdade de direitos, bem como sua plena participação política, econômica e cultural do município.

Atualmente o Conselho está instalado no anexo do Paço Municipal, situado a Praça Pedro Américo, 70 – Centro.