Conselho Rural vai agilizar apoio à agricultura e pesca na Capital

Por - em 24

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), criado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), foi instalado na tarde desta terça-feira (3).

Na reunião de instalação do colegiado foram debatidos o Programa Cinturão Verde e as perspectivas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além da criação do regimento e dos encaminhamentos do CMDRS. O encontro aconteceu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), no Bairro de Jaguaribe.

O secretário da Sedesp, Raimundo Nunes, explicou que a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável tem o objetivo de agilizar os mecanismos de apoio aos agricultores e pescadores no âmbito do município. “Por meio do Conselho serão discutidas as principais demandas e necessidades desses trabalhadores. Todos os projetos deverão passar pelo colegiado, a fim de facilitar a comunicação entre os órgãos e programas de políticas públicas voltadas para esse segmento da economia”, explicou.

Fazem parte do Conselho os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de João Pessoa, das Associações de Moradores de Muçumagro, dos Agricultores de Engenho Velho, Pescadores da Penha, Colônia de Pescadores de Tambaú, Congregação Holística da Paraíba, Câmara Municipal de João Pessoa, Secretaria de Meio Ambiente, Banco do Brasil e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).