Conselho Tutelar da Região Norte está funcionando em novo endereço

Por - em 31

O Conselho Tutelar Região Norte está funcionando em novo endereço para atender melhor as demandas da população. Localizado na Avenida Sergipe, número 48, Bairro dos Estados, esse órgão oferece atendimento ao público durante 24 horas, sendo que após às 23h, de acordo com a presidente Lucinha Santos, os conselheiros ficam de sobreaviso para qualquer emergência, em sistema de escala para que os serviços não parem.

Formado por cinco conselheiros, mais a presidente do órgão, o Conselho Tutelar Região Norte atua em 15 bairros: Mandacaru, Padre Zé, 13 de Maio, Centro, Varadouro, Torre, Castelo Branco 1, 2 e 3, Expedicionário, Roger, Bairro dos Estados, Ipês, Tambiá e Pedro Gondim. “Abrangemos toda essa região, mas não deixamos de atender quem nos procura, seja de outro bairro ou de outra cidade”, explicou Lucinha Santos. Ela acrescentou que, entre o dia primeiro de janeiro até o dia 13 de fevereiro, o Conselho já registrou cerca de 21 denúncias e 74 atendimentos.

“A população pode nos procurar para denunciar qualquer tipo de situação na qual a criança ou o adolescente esteja em situação de risco ou que tenham o direito violado, seja através da violência doméstica, abuso sexual, trabalho infantil, dentre outros”, relatou a presidente.

Os Conselhos Tutelares têm a função preventiva e de encaminhamento da criança e do adolescente à Casa de Acolhida, Casa de Passagem ou à própria residência, além de zelar pelo cumprimento dos direitos desse público, definidos na Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990.