Conselhos Escolares participam de seminário, nestas segunda e terça

Por - em 28

Fortalecer e democratizar a gestão das escolas municipais são os objetivos do I Seminário para Conselhos Escolares, que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), numa iniciativa de sua Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realiza nestas segunda (16) e terça-feira (17). O evento foi aberto nesta segunda-feira e prossegue amanhã, das 8h às 17h30, no setor de eventos do Mag Shopping, em Manaíra.

O Seminário conta com a participação de 99 Conselhos Escolares da rede municipal, entre escolas e Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), num total de 1.400 conselheiros, entre professores, funcionários, alunos, pais e gestores que atuam na democratização da educação e da escola.

“Este é um importante espaço de participação coletiva na medida em que reúne representantes da comunidade escolar para discutir, definir e acompanhar as questões políticas, pedagógicas e administrativas no âmbito das unidades escolares”, informa Betânea de Fátima Filgueira Vital, coordenadora da Gestão Escolar da Sedec.

Programação – Neste primeiro dia do evento, os representantes dos conselhos discutem as ações que vêm sendo realizadas na coletividade de cada escola. A mesa-redonda da abertura pretende levar algumas dessas representações a compartilhar suas experiências nos conselhos e a repercussão efetiva desse trabalho dentro das escolas.

No segundo dia do Seminário, os representantes serão divididos pelas escolas-pólo a que pertencem, ficando a manhã para os Pólos 1, 2, 3 e 4 e no horário da tarde para os integrantes dos Pólos 5, 6, 7, 8 e 9. A temática do dia será avaliação das ações e encaminhamentos efetivos dos processos democráticos de gestão escolar.