Conselhos Tutelares: 32 candidatos disputam as eleições, neste sábado

Por - em 31

A população de João Pessoa escolherá neste sábado (31) seus representantes para os Conselhos Tutelares das regiões Praia e Mangabeira. As eleições começam às 9h e se encerram às 17h, em escolas municipais dos bairros situados nas regiões. São 32 candidatos, sendo 12 da região Praia e 20 de Mangabeira.

Pode votar qualquer pessoa maior de 16 anos, inscrita como eleitor na Capital e que vota nas duas regiões abrangidas pelos conselhos onde haverá eleição. Para tanto, é necessário levar o título de eleitor e carteira de identidade.

Cada pessoa só poderá votar em um conselheiro tutelar. Serão eleitos os cinco candidatos mais votados em cada uma das regiões, sendo os demais pela ordem de classificação, considerados suplentes, até o quinto colocado.

Avaliação – O secretário de Desenvolvimento Social, Alexandre Urquiza, explica que esse processo é fundamental para a efetivação da Política Pública para Criança e Adolescente em João Pessoa.

“É muito importante que todos participem neste sábado e escolham bem seus representantes. Os conselheiros devem ser pessoas com experiência no trabalho com crianças e adolescentes, conhecimento da legislação e compromisso com a causa. Pois além da fiscalização e do encaminhamento, eles também auxiliam o poder público na construção das ações necessárias para melhorar a qualidade de vida desse público e da cidade, de uma forma geral”, disse.

Ele lembrou, no entanto, que o conselheiro tutelar não tem autonomia sobre distribuição de cestas básicas, garantia de emprego ou inserção dessas famílias em qualquer programa social, como o Bolsa Família ou de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
“O candidato a conselheiro que faz campanha utilizando esse tipo de promessa, com certeza será um péssimo defensor ou um agente agressor da política da criança e do adolescente, comentou o secretário.

A eleição – A renovação ou a reeleição – por uma vez apenas – dos membros dos Conselhos Tutelares a cada 3 anos é determinada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA ou Lei Federal 8.069/90) e pela Lei Municipal 6.607/90. A responsabilidade pelo pleito é do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa.

O Conselho Tutelar é um órgão público municipal de caráter autônomo e permanente e não jurisdicional, cuja função é zelar pelos direitos da infância e juventude, conforme os princípios estabelecidos pelo ECA. Os Conselheiros Tutelares têm o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. Para concorrer, os candidatos tiveram que comprovar a atuação na área de atendimento ou defesa à criança e ao adolescente, por no mínimo 2 anos. Confira a relação dos candidatos, conforme o número de inscrição.

Região Mangabeira

Inscrição Candidato (a)
05 Laudiceia Cavalcante da Silva
06 Vanessa Florinda E. dos Santos
07 Wellington Cardoso Alves
08 Norma Suely Alves de Brito
09 Simone Alves de Souza Castro
10 Vinicius Fernandes Araújo
12 Jacy Célia Nascimento de Pontes
13 Wanderlice Felinto Cardoso
15 Aniely Ribeiro de Oliveira
16 Ilenia Ferreira Dias
17 Waldson Sousa da Silva
18 Josivaldo da Silva
20 Maria do Amparo dos Santos
21 Nilson Sabino dos Santos
22 Lúcia de Fátima S. da Silva
23 Ivanildo Viana da Silva
28 Mário Inácio da Cunha
29 Maria dos Remédios Almeida
30 Simone Silva Figueiredo
39 Eliana de Araújo Soares

Região Praia

Inscrição Candidato (a)
01 Kaline Ruffo L. da Silva
02 Wandilson Lopes de Lima Filho
03 Delson Andrade da Silva
14 Cláudio Henrique G. Chaves
19 Maria de Fátima F. Nogueira
24 Dione Maria Fernandes Pinheiro
26 Meryjane Lopes da Silva
32 Sibele Bezerra de Medeiros
34 Expedito Luiz Carvalho dos Santos
36 Matheus A. Costa Leite Caldas
38 Ana Alice Liberato Matias
40 José Roberto F. dos Santos Lira

Bairros – Se você for morador de alguma das localidades a seguir, veja a qual região pertence:

Região Mangabeira – Bancários, Vale do Timbó, Jardim Anatólia, Jardim Cidade Universitária, Santa Bárbara, Colibri, Eucaliptos, Mangabeira do I a VII, Cidade Verde, Projeto Mariz, Praia da Penha, Valentina de Figueiredo, Loteamentos adjacentes ao Valentina, Monsenhor Magno, Paratibe, Barra de Gramame e Praia do Sol.

Região Praia – Tambauzinho, Tambaú, Miramar, Manaíra, Conjunto João Agripino, Cabo Branco, Bessa, Altiplano Cabo Branco, Jardim Luna, Brisamar, Cidade Recreio Cabo Branco e Ponta do Seixas.

Locais de votação – Veja agora a relação com os locais de votação e a quantidade de seções:
Região Mangabeira – Escolas municipais David Trindade (12 seções), Luiz Vaz de Camões (8), Dom Helder Câmara (11), Antonio dos S. Coelho (1) e Olívio R. Campos (9).

Região Praia – Escolas Anita Trigueiro do Vale (3), Frei Albino (7), Leonel Brizola (8), Nazinha Barbosa (6) e Seráfico da Nóbrega (5).