Contra a raiva: cerca de 86 mil animais são imunizados na Capital, no sábado

Por - em 26

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de João Pessoa vacinou no último sábado (22), dia D da Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica Animal, 64.960 cães e 21.218 gatos totalizando 86.178 animais. A vacina contra a raiva animal continuará sendo fornecida gratuitamente das 8 às 12h e das 14h às 17h, até a sexta-feira (28), no CCZ, localizado na rua Walfredo Macedo Brandão, s/n, Água Fria.

A veterinária do CCZ, Raquel Nunes Pereira, afirmou que as pessoas atenderam ao chamado da Secretaria de Saúde do Município e do Ministério da Saúde e compareceram aos 145 postos de vacinação. Ele acrescentou que somente na manhã desta segunda-feira (24) mais 206 cães e 65 gatos foram imunizados contra a raiva animal.

Segundo Raquel Pereira, até o momento, o município já conseguiu atingir a meta de vacinação de cães, que é a prioridade do Ministério da Saúde. Com a vacinação durante a semana, a Secretaria de Saúde irá atingir a meta de 95 mil cães e gatos na Capital. Os cães representam mais de 80% dos casos de transmissão da raiva humana, ficando uma menor parte os animais silvestres como morcegos, raposas e macacos, explicou.

A veterinária lembrou que o último caso de raiva animal na cidade foi registrado em 2005 no bairro de José Américo e, portanto, é importante que as pessoas vacinem seus animais para que não haja novas incidências da doença. Raquel Nunes explicou que os principais sintomas da raiva animal se verificam quando o animal não reconhece o seu dono, procura de locais escuros e apresenta salivação em excesso, convulsão, insuficiência respiratória e até a morte.

A arquiteta Ana Maria Pereira não perdeu tempo e levou sua cadelinha Teka da raça Schnauzer para tomar a vacina anti-rábica no posto instalado em uma escola em Tambauzinho. “Mantenho o calendário de vacina sempre atualizado para evitar problemas de saúde de Teka e também da família, já que sempre está no nosso convívio familiar”, destacou.

Maria Helena Sehaub também levou um cachorrinho e uma cadelinha da raça York Shaire para se vacinarem contra a raiva no posto da Escola Municipal Frei Albino, no Bessa. Ela disse que apesar de estarem inquietos na hora da aplicação da injeção, eles são muitos tranqüilos e companheiros e, portanto, não mede cuidados para a saúde deles.

Serviço:
Mais informações no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de João Pessoa pelo telefone 3218 9357 e 3218 7780.