Controladoria Geral do Município apresenta projeto em evento em Salvador

Por Gabriela Neves - em 303

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Controladoria-Geral do Município, junto com a Controladoria-Geral da União da Paraíba, apresentou o projeto ‘Pacto pelo Aperfeiçoamento do Controle Interno’, na 33ª reunião técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), realizada nos dias 4 e 5 de dezembro, em Salvador, na Bahia.

O projeto foi idealizado pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB). Para Regina Santos, controladora-geral do Município de João Pessoa, o projeto apresentado em um evento nacional dá mais visibilidade à necessidade de se fortalecer a atuação dos controles internos ou das controladorias nos municípios brasileiros. “O compartilhamento da metodologia e dos resultados alcançados na Paraíba é um valor agregado que o Focco-PB pode adicionar como experiência em relação aos demais estados brasileiros porque descreve o passo a passo de como o GT do Controle Interno atuou para a implementação do pacto em municípios paraibanos”, disse.

A reunião do Conaci teve como objetivos discutir, além de boas práticas relacionadas ao controle interno na administração pública, o planejamento estratégico do órgão, as agendas administrativas e técnica dos órgãos para 2020 e a proposição de resoluções. O evento foi organizado pela Auditoria-Geral do Estado da Bahia e pela Controladoria-Geral do município de Salvador e contou com a participação de 36 membros do conselho, reunindo controladores, auditores e secretários de vários estados e regiões do País.