Convênio vai fortalecer prática esportiva nas escolas da Capital

Por - em 29

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) assinou na tarde desta terça-feira (29), no Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado em Água Fria, o convênio com o Instituto Alpargatas para implantar o projeto ‘Educação por meio do esporte – Ação Escolar’, na Rede Municipal de Ensino. Esta iniciativa pretende fortalecer nas escolas de João Pessoa a importância do esporte como instrumento inclusivo dentro e fora das salas de aula. As atividades estão prevista para começarem ainda neste primeiro semestre.

Estiveram presente à assinatura do convênio o diretor-executivo do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo; a secretária de Educação e Cultura, Ariane Sá; o secretário-adjunto de Educação e Cultura Natanael Rorh e ainda o secretário de Desenvolvimento Social, Alexandre Urquiza.

O convênio assinado nesta terça-feira prevê a entrega de kit’s esportivos e a restauração, reforma ou construção de quadras esportivas nas unidades de ensino que serão beneficiadas pelas atividades do projeto. Inicialmente o ‘Educação por meio do esporte’atenderá os alunos matriculados em 13 escolas da rede municipal de ensino, mas em 2009 a expectativas é que o projeto atinja as 91 escolas da rede.

“A maior parte das escolas contempladas nesta primeira etapa do projeto serão aquelas que ainda não possuem uma boa infra-estrutura para a prática esportiva, de forma que essa iniciativa irá melhorar esses ambientes incentivando cada vez mais nossos alunos”, comentou Ariane Sá, titular da Sedec.

Além da melhoria da infra-estrutura e dos equipamentos que serão utilizados dentro do projeto, o convênio com o Instituto Alpargatas realizará com os professores envolvidos uma formação continuada durante todo o período em que estiverem sendo realizadas as atividades.

“O Instituto Alpargatas pretende, através deste convênio, dá todo um suporte físico e pedagógico às escolas, buscando motivar toda a comunidade, como os professores, os gestores e principalmente os alunos. Para isso, além da formação, nós instituímos no calendário de atividades duas premiações, o Prêmio Aluno Nota 10 e o Professor Brilhante, que busca incentivar, por meio de brindes e prêmios, todos aqueles que se integram no projeto”, completou Berivaldo Araújo, diretor-executivo do Instituto Alpargatas.