Coordenador da Defesa Civil é aprovado para integrar Condec

Por - em 26

Um integrante da Defesa Civil da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) está participando do Conselho Nacional de Defesa Civil (Condec). O coordenador do órgão, Manuel Duré, foi aprovado por unanimidade para fazer parte do Conselho. Para ele, essa participação irá facilitar a apresentação e aprovação de projetos junto à Secretaria Nacional de Defesa Civil.

“Todos os assuntos debatidos e mudanças a serem implementadas na área da Defesa Civil são discutidas pelo Conselho, daí a importância de nossa participação”, ressalta Duré. Além disso, acredita, ao passar a compor o colegiado, ele terá mais facilidade de aprovar alguns projetos junto à Secretaria de Nacional de Defesa Civil.

O Condec integra a estrutura regimental do Ministério da Integração Nacional. É um órgão colegiado de caráter normativo, deliberativo e consultivo, tendo por finalidade a formulação e deliberação de diretrizes governamentais em matéria de defesa civil.
Segundo Duré, o Conselho passou a ser deliberativo recentemente, e com isso ganhou mais autonomia para tomar decisões, como disponibilizar mais rapidamente recursos para os municípios em caso de catástrofes e desastres naturais.

Uma das competências do Condec é atuar aprovando critérios técnicos para análise e a execução de obras e serviços destinados a prevenir riscos, minimizar danos e recuperar áreas deterioradas por desastres. Manuel Duré participa do Condec como representante do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).